quarta-feira, 1 de março de 2017

A Geração que não passará de Mateus 24:34

ARGUMENTO: Jesus falou que a geração de seus discípulos não passaria até que tudo o que ele disse sobre o fim do mundo se cumprisse. Já passaram mais de dois mil anos, aquela geração se foi, e nada de fim do mundo.




Durante seu famoso sermão sobre a Grande Tribulação e o fim dos tempos, Jesus falou sobre uma geração que "não passaria" até que todas as coisas ditas por Ele se cumprissem (Mateus 24:34). Que geração seria essa? Isso tem sido motivo de debates entre muitos teólogos. Apresento aqui uma possível explicação:


O uso da palavra “geração” por Jesus nessa passagem pode muito bem se referir ao povo judaico como etnia (ou talvez até como raça mesmo) que permaneceu distinta até hoje. A palavra geração na bíblia não tem um período rigidamente definido. Existem gerações mencionadas na bíblia de 100 anos (Gn. 15:13,16), de 40 anos (Nm. 32:13) e etc...

A palavra geração vem do grego "genea", que originou a palavra "genealogia", ou seja: GENEA = GERAÇÃO/ LOGIA = ESTUDO.

 Essa palavra se caracteriza pelo conjunto de descendentes de um indivíduo. Portanto, tudo indica que Jesus falava do povo judaico como etnia/raça quando usou a palavra geração. Mesmo diante de tantas adversidades como a dispersão, o holocausto, guerras e etc, essa geração ou etnia continua existindo distintamente e existirá até que todas essas coisas aconteçam (Mateus 24:34).

A palavra grega "γενεά" (geração) também pode ser traduzida como raça ou família, o que reforça a tese de que Jesus estaria se referindo aos judeus como raça.



Essa palavra também pode ser traduzida como "Era", ou seja, período de tempo que serve de base a um sistema cronológico, exemplo: "Era cristã".

A tradução bíblica da Liga Bíblica Mundial, por exemplo, usa a palavra ERA no lugar de geração.





3 comentários:

  1. O mesmo argumento é usado acerca do que Deus falou a Davi da geração dele reinaria para sempre, e depois de algumas gerações, a linhagem dele foi destituída do trono.
    Mas nós sabemos que isso se refere ao reinado messiânico, que será eterno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim. Acaso não leste tu a epístola onde Pedro manda guardarmos a Estrela D'álva em nossos corações?
      Acaso leste a revelação de João onde o próprio Messias reinvindica o título de resplandescente Estrela da Manhã?!
      Chamar shaitan de Lúcifer, é tirar a Glória do Cordeiro e dá la a quem não é digno de obtê la.

      Eliminar