quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Paradoxo da Pedra

ARGUMENTO: Pode um ser Onipotente criar uma pedra que não consiga erguer? Se não consegue erguer a pedra não é Onipotente; se não consegue criar tal pedra não é Onipotente”.


RESPOSTA: Esse paradoxo, muito utilizado por neo-ateus em debates contra cristãos, tem dois problemas: Primeiro porque ele se enquadra no que chamamos de falácia de falsa dicotomia (também chamada de falácia de falsa bifurcação), onde uma situação com duas alternativas é apresentada ao interlocutor, e a resposta sempre estará dentro daquilo que o neo-ateu espera. É falácia justamente por apresentar somente duas opções de resposta, deixando outras possíveis respostas de lado. Por exemplo:

- Deus poderia criar a tal pedra já levantada.
- Ou, criar uma pedra bem pesada, e depois enfraquecer-se a si mesmo a ponto de não poder erguer a pedra.

O segundo problema está na definição ateísta do que seria Onipotência. Para os ateus, Onipotência significa “poder fazer tudo”. Essa não é a mesma definição que a bíblia dá para a Onipotência de Deus. O Deus bíblico é Onipotente, mas não pode fazer tudo!
Por exemplo:
Deus não pode mentir (Tito 1:2)
Deus não pode negar-se a si mesmo (2Timóteo 2:13).

Na verdade a palavra Onipotência na bíblia está mais relacionada à autoridade absoluta. 

7 comentários:

  1. Deus é onipotente, esse "pode" tem outro sentido. Deus pode falar afirmações falsas, falou em ironia com Jó. É mais uma descrição de carater.

    A onipotencia divina existe e é coerente com sua criação.
    De fato existem varias formas pra solucionar o problema, porém.
    Ele poderia auto-limitar-se como criando-se num corpo humano e ai sim ter uma pedra mais pesada do que pudesse levantar, e voltar ao estado original quando quisesse, por exemplo. Semelhante a um criador de jogo, no estado de programador é onipotente com relação ao seu mundo, mas se quiser cria um estado de autolimitação.

    A autolimitação em carater citada de não negar a si mesmo é um exemplo. Não são limitações de capacidade, porém, o que tb é possivel. Porém, evidentemente faria ele alterar-se um pouco da sua definição primaria, ainda que temporariamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Aprofundando ainda mais o assunto, Deus é a autoridade maxima do mundo, mas não é reconhecido como tal por todo o mundo. Por isso é dito "a Deus o poder" apesar dele ser onipotente. Estamos descobrindo agora aos poucos a exatidão do sentido de onipotencia de Deus

      Eliminar
    2. Saindo um pouco de um pensamento filosófico, para algo mais imediatista e prático, que é o que os nossos amigos da turma do toddynho gostam, acho que uma boa analogia para isso seria pensar que, na prática Deus já executou isso, por intermédio de Jesus.
      Jesus veio ao mundo com duas naturezas, a humana e a divina - 100% homem e 100% Deus. Assim sendo, Deus já havia criado muitas pedras que Ele, como Jesus homem "não poderia" levantar, pois se Ele o fizesse estaria exercendo sua natureza divina. A natureza divina poderia se revelar a qualquer momento, mas Jesus usou seu poder divino apenas para executar os planos do Pai e não para satisfazer caprichos da curiosidade humana. "Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou." (João 6:38)
      Fiquem na Paz!

      Eliminar
  2. Quero perguntar a um ateu o seguinte: VOCE JA VEZ ESTE DESAFIO A DEUS?
    Qual foi o resultado?

    Voce ateu pode nos dizer o quanto deveria ser pesada esta pedra?

    Todo poderoso do ponto de vista de quem?É voce ateu que vai fazer avaliação?

    voce ateu com toda a inteligencia que a "evolução" te deu e munido de toda a tecnologia disponivel no planeta. É capaz de construir um novo planeta terra para substituir este, (que de acordo com os próprios ateus ao dizerem que as pessoas mais inteligentes do planeta incluindo os cientistas seriam ateus,) estão com seus inventos destruindo o planeta?
    voces podem pelo menos fazerem uma réplica deste planeta do tamanho do maracanã coberto de agua, e com capacidade de reproduzir ou sustentar a vida, e colocá-lo fora do espaço sideral, solto, no nada e efetuando os mesmos movimentos da terra?

    Só tem duas respostas amigo: O QUÊ ou QUÉM fez tudo isso.
    que pedra voce acha que é mais pesado do que a terra? ou da matéria prima juntas de todo o universo? algo ou alguém suspendeu esta "pedra e a colocou onde está. e pode elimnar tudo se quiser e ainda assim continuará sendo o algo ou alguém. Não é ningume com uma filosofia bem bolada mas estupida que vai alterar isso>

    ResponderEliminar