quarta-feira, 7 de junho de 2017

Inquisição - quantas pessoas morreram?

ARGUMENTO - "A religião cristã foi responsável pela morte de milhões de pessoas através da Inquisição".


Sim, alguns ateus militantes dizem isso, como você pode observar nesse exemplo abaixo:

Post encontrado no site "Diário de Uns Ateus


Para os ateus militantes a religião representa o que há de pior no mundo. A religião seria responsável pela maioria das guerras e desgraças que ocorreram ao longo da história. Também seria uma grande disseminadora de ódio e preconceito contra negros, gays e religiões não cristãs. Por esse motivo os ateus militantes julgam que o mundo seria bem melhor sem a religião. Isso inspira um número cada vez maior de ateus militantes dispostos a varrer a religião do mapa.

É claro que esse discurso vitimista e difamatório dos ateus acaba convencendo muita gente nessa época em que as pessoas parecem ter perdido a capacidade de avaliar as coisas por si mesmas, e geralmente recebem suas informações, avaliações e conclusões prontas da mídia. 

Mas será que a Inquisição foi tão terrível assim como esses anticristãos querem fazer parecer?

O que foi a Inquisição?



Inquisição ou Santo Ofício foram tribunais estabelecidos durante a Idade Média em alguns países com a finalidade de perseguir e punir os que eram considerados hereges pela igreja católica. Os primeiros tribunais foram estabelecidos na França, durante o século XIII (Moderna Enciclopédia de Consultas Radial, página 1925). 

Quantas pessoas foram condenadas à morte na Inquisição?


Antes de tudo quero deixar claro que não estou tentando justificar a Inquisição. A Inquisição foi realmente um ERRO da igreja católica. O meu objetivo aqui é informar, mas com dados verídicos.

Ao contrário do que os ateus militantes andam espalhando por aí, a Inquisição não matou "milhões" de pessoas. O número real de mortes não é consenso entre os historiadores, mas certamente nenhum deles fala sobre "milhões de mortes". O historiador e erudito Joseph Perez, por exemplo, estimou cerca de 125 mil julgamentos durante a Inquisição, o que resultou em menos de 10 mil condenações à morte (Joseph Perez, A Inquisição espanhola. A História, Universidade de Yale - 2006: 173). 

Ricardo Garcia Cárcel, um historiador espanhol, calculou que ocorreram entre 120.000 a 150.000 julgamentos durante a Inquisição, o que resultou em 4.200 a 5.250 mortes. De acordo com Jean-Pierre Dedieu, um historiador francês, ocorreram cerca de 200 mil julgamentos durante a Inquisição, o que resultou em menos de 10 mil mortes (Dizionario Storico dell'Inquisizione, vol. III, p. 1699).

O número de mortes contabilizadas por esses historiadores pode ser ainda menor se levarmos em conta as chamadas "efígies", que aconteciam quando bonecos de palha eram queimados no lugar da pessoa condenada, representando-a (Gustav Henningsen, The Database of the Spanish Inquisition.  1992, pp. 43-85).

CONCLUSÃO: A Inquisição durou 4 longos séculos, produziu cerca de 200 mil julgamentos e condenou menos de 10 mil pessoas à morte. 

Mesmo que a Inquisição nos pareça algo cruel ( e de certa forma foi mesmo), ela se torna pequena perto de outras atrocidades que ocorreram no decorrer da história. Muitas dessas atrocidades tinham um "dedinho ateu" envolvido. 

Que tal compararmos? Só a nível de curiosidade mesmo:

Revolução Francesa anticlerical (entre 16 mil a 40 mil mortes).


Em 1789 a população da França era a maior do mundo e se dividia em três estados: clero, nobreza e povo. O clero e a nobreza tinham várias mordomias e privilégios. O povo, porém, tinha que pagar impostos abusivos para sustentar o clero e a nobreza. A Revolução Francesa teria sido um movimento de revolta contra essa situação (pelo menos na teoria). No entanto, porém, muitos religiosos foram assassinados durante essa revolução. Alguns revolucionários radicais ateus se aproveitaram da situação e tentaram varrer o cristianismo da França, propondo a substituição do culto cristão pelo "culto da razão". A antiga Catedral de Nossa Senhora de Estrasburgo foi transformada num tipo de "Templo da Razão". 

Fidel Castro (17 mil mortes)


O ditador Fidel Castro, que a ATEA faz questão de listar orgulhosamente como um dos muitos "ateus famosos", perseguiu e matou muitas pessoas durante seu governo. Suas principais vítimas eram gays e negros. Muitas de suas vítimas foram mandadas para campos de concentração. Outras foram deportadas e muitas foram fuziladas. 


Estado Ateu


Mao Tse-Tung  (70 milhões de mortes)

Joseph Stalin (40 milhões de mortes)

Pol Pot (2 milhões de mortes)

Obs: Esses três líderes (e outros ) eram comunistas e tentaram promover o ateísmo como um tipo de lei pública, de acordo com a doutrina do materialismo dialético marxista.. A liberdade religiosa foi suprimida e o Estado se esforçava por promover o ateísmo. Chamamos isso de "ateísmo de Estado".  Isso resultou em MILHÕES de mortes. 

Explosões atômicas de Hiroshima e Nagasaki ( cerca de 240 mil mortos).


Resolvi falar sobre as explosões de Hiroshima e Nagasaki porque existe um "dedinho ateu" nesse caso também. O físico norte americano Julius Robert Oppenheimer era ateu convicto. Ele dirigiu  o  Projeto Manhattan, que desenvolveu a bomba atômica. 

Esses foram só alguns casos de eventos que mataram muito mais que a Inquisição e que contaram com uma "ajudinha" direta ou indireta de ateus. É bom que o amigo ateu se lembre disso antes de citar a Inquisição para atacar o cristianismo novamente. Não é uma questão de quem matou mais, mas uma questão de reflexão. Varrer a religião do mapa não resolverá os problemas da humanidade, pois o ser humano pratica maldades com ou sem Deus. Ademais, o fato de existirem ateus ruins, não faz do ateísmo uma filosofia ruim, e o fato de existirem cristãos maus, não faz do cristianismo uma religião má. 









13 comentários:

  1. Charles Chaplin não era ateu era agnóstico é diferente ele duvidava mas não negava completamente estava tipo na duviida e já foi batizado.

    ResponderEliminar
  2. O que dizer de um folclore que considera a morte de alguém algo "menos pior" do que outras situações. .. ainda que fosse uma única morte, deve haver punição. Todos os outros crimes sofreram sanções. Cuba sofreu embargos, Hitler morreu e a Alemanha também sofreu embargos, perdeu territórioa etc. A igreja nada sofreu e ainda dissemina ódio, porém não tem mais a capacidade de queimar ninguém na fogueira (porém estimula seus fiéis a apedrejar travestis e molesta crianças ) quando irá pagar? Fora o fato de que todas essas mortes foram motivadas por um ser que existe apenas na mente esquizofrenicá desses psicopatas religiosos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hitler não foi morto ele se matou não houve justiça pra ele justiça só haverá quando ele for julgado,cara se você não acredita em deus e não é cristão o problema é seu aqui 90%| da população é cristã e ninguém é um psicopata e esse ser que você tanto despreza existe na cabeça de bilhões de pessoas então por favor né se realmente não existe por que então você fica vindo perder seu tempo hein,se você não acredita o problema é seu,voce não vai mudar a opinião de ninguém,todo mundo continuara tendo fé você que fique sozinho ou com os seus semelhantes e nem vem me atacar por que eu estou bastante tolerante eu não estou te atacando estou apenas argumentando e quem disse que a igreja católica nunca sofreu nenhuma punição hein,cara era a lei da época,as leis existem pra isso é que nem o caso do homem que morreu por que apanhou lenha no sábado ele sabia do risco que tava correndo mas eles quis cometer o crime então ele merece pagar por isso a pessoa paga por seus crimes.e a bíblia não nos manda molestar crianças para deus a pedofilia é uma coisa hedionda as crianças são seres puras,e quanto ao que você falou se referindo a comunidade LGBT,olha eu to tentando ser tolerante pra não parecer homofobico e preconceituoso então nem irei responder apenas irei dizer que a pessoa é livre pra amar seus próximos ama-los só ama-los e pronto agora como ela demonstra seu amor aí já é outra coisa.todos prestaremos nossas contas um dia então fique tranquilo amigo.

      Eliminar
    2. Os cristãos e nossa crença tem julgamento até hoje de ateus herdeiros de uma maldição que é os seus próprios representantes, que tbm são falsos moralistas, pois o ateísmo nada mais é que a volta do ser humano ao estado animal, pois, o mundo em que as pessoas dizem que não há Deus, não há o que impeçam de matarem, e eles mesmo provaram isso, Hitler(que se dizia cristão), Mao Tse Tung, Stallin, Lenin, etc. Mas é claro, eles só matam cristãos e judeus, as crenças que eles mais odeiam, não só eles, os politeístas e panteístas(que, pra mim, são a mesma coisa, com a diferença que um dá nome aos bois kk), ou seja, uma coisa que pra eles é mentira gera muita ira, será por quê, né? A nossa crença se sustenta na verdade, a deles se sustenta numa mentira. Nós vencemos as outras crenças com simples argumentos lógicos, desde a história, a ciência e as perseguições que tbm são motivos pra fortificarem nossas crenças, querendo ou não, nós cristãos e judeus somos descendentes de um ancestral comum, Abraão. Claro, nós cristãos somos adotados através de Cristo, enxertados como está escrito kk

      Eliminar
  3. Leiam o Talmud de Jmmanuel e descobriram como estes falsários criaram toda esta ilusão que deturba e rouba e condena a mente das pessoas a mais de 2000 anos.

    A biblia toda é uma farsa.

    Talmud de Jmmanuel O livro mais importante para humanidade enganada, roubada, morta, escravizada.

    -------------------------------------------------------------------------
    O verdadeiro Talmmud De Jmmnuel somente pode ser aquirida no site alemão

    https://shop.figu.org/suche?search_api_views_fulltext=Talmud&language=en

    ---------------------------------------------------------------------------

    Está ocorrendo no Brasil e no mundo muitas falsificações do Livro Talmud De Jmmanuel, não caiam nesta lorota, não baixem estes livros, a verdadeira só poderá ser adquirida no próprio site do seu tradutor do talmud do aramaico para alemão. Não existe uma tradução ainda autorizada pela FIGU em português, sei por que entrei em contado com eles, em 08 de junho 2017.

    Eles me disseram que disponibilizaram recentemente uma versão autorizada do livro em espanhol, mas porque não tem em português, por que ninguém de forma volutária perito no idioma alemão se apresentou, para fazer uma tradução fiel palavra por palavra de seu conteúdo e de uma forma oficial e certificada pela FIGU para o português, não são exploradores do dinheiro mas tem gastos com a impressão e envio do material, aliás mais de 90% dos temas alí são inteiramente gratuitas. Este site é frequentado por pessoas do mundo inteiro, professores, acadêmicos, ateus, livres pensadores, estudiosos, descrentes, buscadores.

    Penso irão aprender muitas coisas novas e importantes alí, assuntos que nunca foram discutidas em nenhum outro lugar.

    Adivinhem porque está ocorrendo estas falsicações, vocês acham que um livro tão importante que pode desmacarar de uma vez por toda as mentiras pregadas pelas religiões e seitas deistas, iria rodar assim o mundo tão fácilmente, gratuitamente e livremente, sem que estes abutres não tentasem a distruir a adaptá-la em seus interesses, em seus cultos, a desqualificando.

    É um jogo realmente pesado, um livro e um homem, contra tudo que vem nos sendo pregado e ensinado.

    Porque estou trazendo estas informações ao céticos e ateus, por que sei que vocês não tem a mente contaminada pelo fanátismo de idéias irreais, vocês são buscadores da verdade não ficam dizendo bem a amém a tudo, são questionadores.

    Quantas milhares de vidas foram perdidas, mortas, torturadas, perseguidas, queimadas em nome de um *** ficticio e continuam sendo de uma forma tão bestial em torno do mundo.

    Na Terra viemos com a missão de evoluir nossos espiritos através do conhecimento e não para sermos mortos ou matar ninguém, nem de perseguir ninguém por nossos ideais e credos religiosos, todo ser vivo tem a sua missão, aqui na Terra e em todo Universo.

    Façam a diferença neste mundo falsamente chamado de globalizado, livre, fraternal, igualitário... rompamos de uma vez por todas a bolha, ensinemos nossos semelhantes no sentido da retidão dos pensamento e das ações.

    Ou simplesmente esqueçam o que escrevi, e deixem que o mundo se continuem em ignorância na grande bolha do SISTEMA.

    Amigos, das religiões não sou contra vocês, mas da bolha.

    ResponderEliminar
  4. Comentem aqui o que acharam, passe estas informações a todas pessoas. É a oportunidade única das pessoas se libertar finalmente da bolha do Sistema.

    Trecho de uma música do Raul Seixas

    "Eu já passei por todas as religiões, filosofias, politicas e lutas aos onze anos já desconfiava da verdade absoluta."

    Quebrei o textos em duas partes porque a maioria dos sites não aceitam o texto muito longo.

    Então desculpe e até breve.

    ResponderEliminar
  5. A igreja católica matou não matou? Não importa se foi pouco ou bastante mas matou ...e o pior os clérigos enganaram a si mesmo ao perseguir as pessoas , o mandamento de Lucas 6: 27 manda as pessoas amar seus inimigos 6:28 fala para abençoar quem nos persegue e amaldiçoa , em êxodo 20: 13 diz não matarás. ..os ,sem contar que Hitler era cristão e matou ,não sei por que essa comparação do século XX com o XIII , XIV e XV ao século XVIII . A respeito às tecnologias eram mais precárias do século passado em comparação ao século XX, produzir mortos em grandes escalas a nível industrial 60 ou 100 milhões se deve ao geito inovador de matar , creio que a matança nada tem haver com crenças ou meios políticos ,isso se refere ao psicológico humano , na Santa Inquisição deram poder aos homens e esses homens queriam mais poder e mataram aqueles dos quais se ameaçaram, na revolução francesa os jacobinos e jinrondinos queriam mais poder criaram a guilhotina, Hitler não odiava os judeus , isso foi uma estratégia de campanha política pois os judeus eram perseguidos desde a Inquisição que os torturaram também, a religião e os costumes não agradavam a aristocracia européia e isso foi uma oportunidade para Hitler acender o anti-semitismo vista também que Henry Ford era anti-semita... da mesma forma que o poder foram concedidos a Stalin,Fidel e Pol Pot esses líderes com meio de evitar que a população se rebelasse criou um sistema autoritário de se manter no poder através do medo...não é questão de política, religião ou cultura, isso tá relacionado ao inconsciente, quando colocamos alguém no poder essa pessoa fará de tudo para mater firme no poder mesma coisa foi no absolutismo isso é psicanálise ...para ter o que quer o homem é capaz de tudo até de matar ...

    ResponderEliminar
  6. A igreja católica matou não matou? Não importa se foi pouco ou bastante mas matou ...e o pior os clérigos enganaram a si mesmo ao perseguir as pessoas , o mandamento de Lucas 6: 27 manda as pessoas amar seus inimigos 6:28 fala para abençoar quem nos persegue e amaldiçoa , em êxodo 20: 13 diz não matarás. ..os ,sem contar que Hitler era cristão e matou ,não sei por que essa comparação do século XX com o XIII , XIV e XV ao século XVIII . A respeito às tecnologias eram mais precárias do século passado em comparação ao século XX, produzir mortos em grandes escalas a nível industrial 60 ou 100 milhões se deve ao geito inovador de matar , creio que a matança nada tem haver com crenças ou meios políticos ,isso se refere ao psicológico humano , na Santa Inquisição deram poder aos homens e esses homens queriam mais poder e mataram aqueles dos quais se ameaçaram, na revolução francesa os jacobinos e jinrondinos queriam mais poder criaram a guilhotina, Hitler não odiava os judeus , isso foi uma estratégia de campanha política pois os judeus eram perseguidos desde a Inquisição que os torturaram também, a religião e os costumes não agradavam a aristocracia européia e isso foi uma oportunidade para Hitler acender o anti-semitismo vista também que Henry Ford era anti-semita... da mesma forma que o poder foram concedidos a Stalin,Fidel e Pol Pot esses líderes com meio de evitar que a população se rebelasse criou um sistema autoritário de se manter no poder através do medo...não é questão de política, religião ou cultura, isso tá relacionado ao inconsciente, quando colocamos alguém no poder essa pessoa fará de tudo para mater firme no poder mesma coisa foi no absolutismo isso é psicanálise ...para ter o que quer o homem é capaz de tudo até de matar ...

    ResponderEliminar
  7. A igrejinha católica responsável pelo maior genocídio dos últimos 2000 anos. Junto todos os facinóras (Hitler, Stalin, Fidel) ela ganha. A única entre todos os outros que tinha q fazer só o bem.
    Os outros não se escondiam atrás de um disfarce bonitinho.
    Alem da bandida Inquisição, houve As Cruzadas, os Templarios e até o afundamento do Titanic é atribuido a santíssima igrejinha catolica (minúscula mesmo) e sabe-se mais lá o que essa malígina entidade fêz de mal a humanidade.
    Acho q até a peste negra é se sua autiria, tamanha é a sua bandidagem.
    Sem dúvida é a maior bandidagem desse milenar mundo safado.
    Era para ter sido extinta a uns 800 anos atrás.
    Sua existência é a maior prova da milenar safadeza do ser humano.

    ResponderEliminar
  8. Eu, sinceramente, sinto pena de vocês, cristãos militontos de internet.

    Vocês rebatem uma falácia retardada com outra falácia retardada. Tronam-se até piores que aqueles ateus que os criticam.

    Reclamam que ateus difamam vocês com estatísticas absurdas, mas respondem com a mesma moeda, inventando outras estatísticas retardadas pra difamar ateus.

    Mas ainda bem que esse tipo de discussão idiota, retardada e esquizofrênica não passa das páginas de internet e redes sociais. Pode ver que essas coisas que são ditas aqui jamais são repetidas em qualquer meio de estudos sério.

    Cheia de falácias numéricas, comparando genocídios do século XXI - época em que, tanto a população mundial era maior, quanto haviam armas e tecnologias modernas - com a Inquisição Medieval, sendo que a população inteira da Europa na Idade Média não passava de 25 milhões de pessoas.

    ResponderEliminar
  9. É ridículo implicar que tudo oque um país ou indivíduo mata é em nome de sua religião, ou falta dela (no caso do ateísmo).

    Culpar o ateísmo pelas atrocidades do Comunismo é como culpar o protestantismo pelos crimes do Nazismo. É como culpar o Xintoísmo pelos crimes do Japão Imperial. Ou culpar o tengrinismo pelas atrocidades de Ghengis Khan, ou o odinismo pelas atrocidades dos vikings.

    Dizer que comunistas eram genocidas que mataram 100 milhões e eram ateus é tão relevante quanto falar que comunistas eram genocidas que mataram 100 milhões e trajavam vermelho. Ou que comunistas eram genocidas que mataram 100 milhões e eram republicanos.

    ResponderEliminar
  10. Tomar no meio do cú defender essa raça genocida que escraviza a mente destas pessoas idiotas com a mente manipulada desda infância acreditando em um amigo imaginario. Acorda bando de retardado. Ambos religião e esses citados acimas fizeram merda . Mas a religião és uma das piores coisas inventada no mundo dessa idade do bronze.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Retardado é você seu bostinha, chupador de piroca dura do caralho, a religião ajudou e ainda ajuda a humanidade (Aprimorando a ciência na idade média e a igreja católica sendo a maior instituição de caridade do mundo), enquanto você não faz nada, só fica ai atrás de um computador com o dedo no cú e falando merda, seu bosta!

      Eliminar