sábado, 19 de setembro de 2015

Suposta contradição (para onde foi a família de Jesus após seu nascimento?)


O censo
Não se trata de uma contradição, pois esses fatos ocorreram em momentos diferentes.  José e Maria tinham ido até a região da Judeia para se alistar num censo (Lucas 2: 4). A cidade em que eles estavam era Belém. Maria, porém, acabou dando a luz nessa cidade. A cidade estava lotada por causa do censo, e por isso o único lugar que encontraram foi uma estrebaria.  Após o nascimento de Jesus, Maria tinha que passar por uma purificação de sete dias, como ordena a Lei de Moisés, sendo que no oitavo dia o menino tinha que ser circuncidado (Levítico 12: 1 ao 3). A distância entre Belém (local em que José e Maria estavam) até Jerusalém (local onde deveriam levar Jesus para ser circuncidado) é de apenas 10 km. Eles fariam esse percurso em apenas algumas horas (ida e volta).

Pastores de Belém e os magos do Oriente

   Ao contrário dos “pastores de Belém” que visitaram Jesus enquanto Maria ainda estava na estrebaria (Lucas 2: 16), os magos do Oriente demoraram um pouco mais para chegar até Jesus. Eles primeiro partiram do Oriente até Jerusalém, e de Jerusalém até Belém (e isso deve ter levado um bom tempo). Note que quando eles finalmente chegaram,  Maria já não estava numa estrebaria, mas numa casa:

"E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra." Mateus 2:11

Eles podem ter levado muitos dias ou até semanas para chegar até onde Jesus estava. Lembrando que a fuga para o Egito só ocorreu após a visita desses magos. Portanto a ida para Jerusalém e a fuga para o Egito ocorreram em momentos distintos.  

Erros comuns

1 - Não devemos confundir os pastores de Belém com os magos do Oriente. Os pastores viviam naquela comarca (região da Judeia) e trabalhavam vigiando os rebanhos durante a noite. Os magos eram astrólogos que viviam no Oriente. Ambos visitaram Jesus, mas os pastores chegaram primeiro. 

2 - Em momento algum a bíblia diz que eram 3 magos. Ninguém sabe se eram realmente três. 





1 comentário:

  1. "2 - Em momento algum a bíblia diz que eram 3 magos. (Ninguém sabe se eram realmente três)."

    Se nem a bíblia da informações certeiras sobre os acontecimentos da vida de Jesus imagine os padres e pastores, sem tirar os apologistas.

    ResponderEliminar