segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Você também é ateu em relação aos outros deuses?

ARGUMENTO: “Você também é ateu em relação aos outros deuses



É um argumento bobinho, mas tem sido muito utilizado na Web! Para alguns neo-ateus, o fato de o cristão só acreditar em um único Deus, o torna “ateu” em relação aos demais deuses.
“Você também é ateu”, diz o neo-ateu, “pois não acredita em Brahma, Shiva, Zeus, Thor e etc...”

Exemplo do uso do argumento


O problema é que a maioria dos neo-ateus desconhecem o próprio significado da palavra ATEU!

Etimologia da palavra

A palavra “ateu” tem origem na língua grega. Ela é formada pela partícula de negação “a” juntamente com a palavra “theós”, que em grego significa “deus”. Portanto ateu (gr. Átheos) é aquele que nega a existência de qualquer divindade.

Cristãos são monoteístas: seguem e acreditam em apenas um Deus. O fato de o cristão acreditar num Deus já o desqualifica como “ateu”, pois o ateu NEGA ou NÃO CRÊ na existência de QUALQUER deus. A palavra ateu indica “ausência de Deus”. Não existe essa de ser “ateu em relação a algo”! Ou você é ateu ou não é.



Eu poderia usar o mesmo “arjumento”, digo, argumento, em relação a monogamia, veja:

“Tua mulher é casada apenas com você, logo, ela é solteira em relação aos outros homens”

Isso faz sentido? É claro que não! Ou a mulher é casada ou não é! Ela não pode ser casada e solteira ao mesmo tempo. Ateísmo não é um termo relativo.

8 comentários:

  1. “Tua mulher é casada apenas com você, logo, ela é solteira em relação aos outros homens”
    #ERRADA essa comparação supra , afinal, Mulheres nao se auto denominam Serem seres com Poderes Sobrenaturais, a exemplo de Jeováh, Jesus, Zeus, Thor, Shiva.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Jorge, a comparação foi feita com ateus e não com Deus. Ateus também não se denominam seres com poderes sobrenaturais. Então a comparação do artigo foi válida.

      Eliminar
  2. não acredito que eu li essa do Jorge

    ResponderEliminar
  3. Jorge, um tremendo retardado mental neo ateu militante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Calma. Discussões se ganham com argumentos. Lembremo-nos de quando Pedro cortou a orelha do guarda imperial, o Messias mandou-lhe guardar a espada.
      Ter o direito de ser ignóbil também faz parte do pacote do livre arbítrio.
      Que o Altíasimo nos abençoe. E ao Jorge também.

      Eliminar
    2. Calma. Discussões se ganham com argumentos. Lembremo-nos de quando Pedro cortou a orelha do guarda imperial, o Messias mandou-lhe guardar a espada.
      Ter o direito de ser ignóbil também faz parte do pacote do livre arbítrio.
      Que o Altíasimo nos abençoe. E ao Jorge também.

      Eliminar
  4. Caso se questione a um cristão: "Thor existe?" O que ele respondera? Não! Ou seja, sendo Thor um deus de uma outra crença, o cristão estaria negando (a) um deus (theos), portanto estaria praticando um ateísmo relativo, se assim é possível afirmar. A analogia com uma mulher casada, não se aplica, entendo, haja vista que o casamento se trata de uma situação legal, verificável, sem qualquer relação com crenças, uma instância objetiva, real. Sob este aspecto, poderíamos dizer que o religioso pratica ateísmo relativo, já o ateu se trata de um estado absoluto.

    ResponderEliminar
  5. Já começa errado. Thor era uma deidade menor, no máximo um semi deus. Logo a negação de uma entidade, não o faz ateu, e sim, monoteísta, ou politeísta de outras crenças. Mas como o próprio artigo deixa explícito no sentido etimológico, o prefixo "a" indica negação a qualquer divindade.
    Ateísmo relativo é o que eu vejo quando alguém se diz ateu e satanista. Só o fato de se dizer satanista já exclui o ateísmo, deveras que o sujeito em questào já alude à uma crença específica.
    O exemplo do casal é palpável sim. Pois isso é extrínsico ao aspecto moral, religioso ou civil. Acaso sendo nós brasileiros, seríamos apátridos em relação aos demais países? Só em uma mente relativista isso seria plausível. E eu vejo pessoas casando no religioso também. Seu argumento não se sustenta.
    Deus te abençoe!

    ResponderEliminar