quarta-feira, 20 de novembro de 2013

O ateísmo é mera descrença ou uma posição filosófica?




Existem ateus que até admitem que o ateísmo é uma posição filosófica:

"O ateísmo provavelmente é a posição filosófica mais impopular — e mais incompreendida — na América atual" (ateus.net).

Outros, porém, negam esse fato. Para eles o ateísmo é apenas a ausência de crença em Deus (ou deuses).

E você, o que acha?

O site "Significados.com.br" define a palavra "ateísmo" da seguinte forma:

"O ateísmo é a doutrina dos ateus. É uma postura filosófica que rejeita a ideia de existência de quaisquer deuses. É uma atitude de descrença perante a afirmação religiosa de que existem divindades e de que elas exercem influência no universo e na conduta humana".

Mas porque alguns ateus insistem em negar que o ateísmo seja uma posição filosófica?

O ateu quer entrar na água sem se molhar! Ele quer fazer militância contra a crença em Deus e ao mesmo tempo permanecer numa postura neutra, de quem apenas "não crê", e por isso, não assume uma posição. Isso é conveniente, pois quem não assume uma posição, não precisa defender seus pressupostos. 


O ateísmo não é uma descrença genérica, mas uma descrença específica em algo, nesse caso, o conceito de divindades. E só é possível ter "ausência de fé EM DEUS" porque existe o conceito DEUS! Portanto o ateu precisa conhecer esse conceito primeiro, analisá-lo, refletir sobre ele, e só depois se POSICIONAR A RESPEITO DELE. Portanto é óbvio que o ateísmo é sim uma posição filosófica. 

O ateísmo é uma posição existencial diante da crença, e essa posição está baseada na reflexão e na visão de mundo do ateu. Ninguém nasce ateu! A pessoa nasce sem um conceito de Deus, e após conhecer esse conceito, se posiciona a respeito. Para ser ateu a pessoa precisa se posicionar a respeito do conceito da existência dos deuses ( uma pessoa que ignora esse conceito não poderá se posicionar).

Não há ninguém que negue a existência de Deus e que não tenha a crença numa outra realidade fundamental e equivalente. Geralmente os ateus substituem as verdades religiosas por verdades científicas (alguns chegam a se tornar cientificistas). Não é e nunca foi simples descrença. É um posicionamento.

A própria palavra ATEÍSMO denota posição filosófica. O sufixo ISMO no final da palavra pode indicar muitas coisas, inclusive posição filosófica.


3 comentários:

  1. ateísmo é o oposto de teísmo, ambos não são posições filosóficas, nem visões de mundo, são apenas rótulos descritivos, apenas indicam se uma pessoa acredita em deus(es) ou não acredita, não diz sequer os motivos que levam a pessoa a acreditar ou não acreditar... os motivos são pessoais, cada um tem os seus, cabe à cada um apresentar seus motivos pra crer ou não crer.

    o ateu pode ter sua posição filosófica, sua visão de mundo, suas opiniões, etc., mas nada disso vem do ateísmo, o ateísmo/teísmo não nos diz nada, não nos diz o que é certo ou errado, o que é moral ou imoral, não diz absolutamente nada.

    essa confusão causa muitas discussões... mas é só pensar no seguinte: ateísmo e teísmo são apenas rótulos descritivos, não são religiões, nem filosofias de vida, nem nada do tipo, e não nos dizem absolutamente NADA.

    agora, ateus e teístas sim, podem ter suas filosofias de vida, suas doutrinas, opiniões, etc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se existem motivos para se crer ou não, então é posição filosófica mesmo. Resultado de reflexão.

      Eliminar