quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Aborto

ARGUMENTO: “Os religiosos condenam o aborto simplesmente por considerá-lo pecado”

Muita gente deve estar se perguntando: o que o ateísmo tem a ver com o aborto? Na verdade não tem nada a ver. Ateísmo é a posição de descrença quanto à existência de deuses. O aborto é a interrupção (espontânea ou provocada) da gravidez, onde o embrião é expulso prematuramente.
Nem todos os ateus são favoráveis ao aborto. No entanto, entre os neo-ateus, o partidarismo ao aborto é quase um consenso!
Lembro-me da reação dos neo-ateus do Youtube quando o Supremo Tribunal Federal aprovou a descriminalização do aborto de anencéfalos. Eles fizeram muitos vídeos comemorando a decisão! Um deles chegou a fazer até a “dancinha da vitória”:


 Eles encararam isso como uma vitória do Estado laico contra a influência religiosa.
Agora podemos entender o porquê muitos neo-ateus são favoráveis ao aborto. Para eles é só mais uma guerrinha ideológica contra a religião.
Mas é claro que eles não vão admitir tal coisa! Ao contrário disso, vão tentar justificar o posicionamento deles a respeito do aborto de outras maneiras. Vejamos os argumentos mais utilizados:

“O feto não é um ser vivo, e sim um aglomerado de moléculas orgânicas”

Certos neo-ateus e outros abortistas tentam justificar e atenuar a prática do aborto tentando coisificar o feto. Se o feto for encarado apenas como uma “coisa” que a mulher está expulsando de seu corpo, e não como um ser humano, fica mais fácil aceitar essa prática.
O biólogo Eli Vieira (também conhecido como Harry Potter de Cambridge), um conhecido ateu militante de Internet, exemplificou bem o que os neo-ateus pensam a respeito do feto quando disse que os fetos são “pedaços de tecido com genoma humano”, e ainda afirmou que “dadas as condições e intervenções adequadas, [um tumor] poderia dar origem a uma pessoa inteira”:



Para eles é mais fácil acreditar que um tumor pode virar gente, do que acreditar que o feto possui vida.

Muitos deles vão dizer que não há embasamento científico para se alegar que a vida começa na concepção.
Será que não tem mesmo? É claro que tem! De acordo com as observações do biólogo Karl Ernest Von Baer, a vida começa na concepção, ou seja, no momento em que o espermatozóide entra em contato com o óvulo (De Ovi Mammalium et Hominis genesi – 1827).

Hoje sabemos que a própria medicina reconhece que a vida tem início na concepção. Um documento redigido durante o VII Conclave da Federação Brasileira das Academias de Medicina, realizado no Rio de Janeiro, de 07 à 09 de Maio de 1998 diz o seguinte sobre o assunto:  

Com os atuais conhecimentos da Biologia molecular, da genética e da embriologia, é um fato cientificamente comprovado que a Vida Humana tem inicio na fusão do óvulo com o espermatozóide, quando se forma o zigoto, que começa a existir e a operar como uma unidade desde o momento da fecundação. Possui um genoma especificamente humano que lhe confere uma identidade biológica única e irrepetível, portanto, uma individualidade de sua espécie. É o executor do seu próprio desenvolvimento de maneira coordenada, gradual e sem solução de continuidade.”

O que é vida?

Alguns neo-ateus afirmam que não podemos definir o que é vida. Até uma pedra pode ser um tipo de vida, dizem. O engraçado é que são justamente esses neo-ateus os que mais negam que o feto seja um ser vivo! Como podem saber se o feto é ou não um ser vivo, se eles mesmos admitem que não sabem definir o que é vida?

O ser vivo deve ser composto por uma ou mais células. Deve ter componentes moleculares. Tem que conseguir regular o seu ambiente interno para manter-se estável fazendo ajustes de equilíbrio dinâmico que por sua vez são controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados.  Além de o feto possuir tudo isso, ele ainda possui genoma humano (repetindo: genoma HUMANO), o que lhe confere uma identidade biológica singular. É assim que conseguimos diferenciar uma tartaruga de uma pedra, ou um feto de um tumor!

A mulher tem o direito de fazer o que quiser com o corpo dela

Sim, ela pode fazer o que quiser com o corpo DELA, mas o feto NÃO É uma extensão do corpo da mulher. Ele é um ser distinto. Lembre-se que o genoma humano, presente no feto, dá a ele uma identidade biológica singular.

E o estado psicológico da mãe?

O neo-ateu abortista ainda pode apelar para o lado emocional! Ele vai alegar que a mulher poderá sofrer muito carregando por nove meses uma criança indesejada. É até interessante analisar como esse “humanismo” dos neo-ateus pode oscilar entre o sentimento de piedade (pela mãe) e o ato desumano de coisificar do feto!
É claro que uma gravidez indesejada pode trazer sofrimentos à mãe. Mas será que o aborto resolve mesmo o problema?
Segundo um estudo conduzido por pesquisadores da University of Rochester Medical Center, nos Estados Unidos, mulheres que abortam continuam com sintomas depressivos mesmo depois de uma gravidez normal. E de acordo com o Daily Mail, o aborto afeta a saúde mental e pode causar ansiedade, depressão, alcoolismo, abuso de drogas e suicídio. 

Você é contra o aborto porque é religioso

Alguns neo-ateus acham que qualquer pessoa que se opõe à prática do aborto tem motivações religiosas. É óbvio que isso não é verdade! Como eu já disse no começo desse artigo, existem ateus que são declaradamente contra o aborto.
A discussão sobre o aborto não está somente no âmbito religioso, mas também no âmbito político, social, jurídico e até mesmo filosófico.
Veja o caso do aborto dos anencéfalos (cuja descriminalização foi comemorada com júbilo pelos neo-ateus).
Tudo bem que o bebê com anencefalia não vai viver muito tempo. Geralmente eles morrem ainda na barriga da mãe ou minutos após o nascimento. Mas não seria mais correto deixar a criança viver até o momento em que a natureza permitir? Será que é correto alguém determinar o momento da morte de outra pessoa?
Além disso, existe o risco de diagnósticos errados, coisa que inclusive já aconteceu.
Recentemente o Conselho de Medicina defendeu a liberação do aborto até a 12ª semana de gestação. Se você quer saber como é um feto com 12 semanas de gestação, e como o aborto é feito, assista o vídeo abaixo:

1 comentário:

  1. É impressionante como esse Eli Viado é desonesto, mentiroso e um completo doente mental.

    Há várias refutações com argumentos bem fundamentados para as asneiras que ele constantemente fala.

    ResponderEliminar