quarta-feira, 29 de junho de 2016

A bíblia ensina que o Sol se move ao redor da Terra?

ARGUMENTO: "A bíblia diz que Deus fez o Sol parar em resposta à oração de Josué. Mas sabemos por meio da ciência que é a Terra que gira em torno do Sol, e não o Sol em torno da Terra". 

"Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor deu os amorreus nas mãos dos filhos de Israel, e disse na presença dos israelitas: Sol, detém-te em Gibeom, e tu, lua, no vale de Ajalom.
E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isto não está escrito no livro de Jasher? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro."
Josué 10:12,13


Josué escreveu seu relato sob o ponto de vista de quem observa aqui da terra. Note que mesmo hoje, com todo o conhecimento científico moderno, ainda usamos expressões como: "o sol se levanta" ou "o sol se põe", dando a ideia de que o sol se movimenta. Quando falamos dessa forma, apenas descrevemos o aparente movimento do sol conforme parece ao observador. 

O que Deus fez de fato?

Não se sabe o que Deus fez exatamente para prolongar a luz do dia. Deus pode ter reduzido a rotação da terra, inclinado a terra no seu eixo como acontece nos pólos onde o sol não se põe, ou produzido uma refração nos raios solares. Seja como for, o relato bíblico diz que a oração de Josué foi atendida, e o dia demorou mais para acabar.

 A narrativa bíblica mostra o pedido de Josué (assim como ele foi feito), pois certamente Josué acreditava que o Sol se movia em torno da terra (pensamento comum naquela época). Depois, mostra o resultado: O Sol realmente "pareceu" estar parado no céu. 

Eu ficaria surpreso é se Josué tivesse pedido para a Terra parar de girar... Isso sim evidenciaria uma interpolação no texto bíblico. Josué viveu no século XIV a.C. e a crença cosmológica daquela época era a de que o Sol girava em torno da Terra, e não o contrário. Portanto Josué, na sua ignorância científica,  só podia pedir daquela forma, mas o importante é que Deus sabia exatamente o que fazer para atender à oração de seu servo. 

6 comentários:

  1. Pq deus não ensinou Josué sobre a forma da terra, pelo menos? Deus sabia sobre cangurus? Como eles entraram na arca? Como se fez a luz na terra antes do sol no genesis? Atualmente, o q deus faz? Ele era tão mais presente antigamente, cheio de relatos na época em que não existia internet... Hj em dia, com cada vez mais ferramentas pra ele ser flagrado, ele sumiu de vez né? Estaria deus em algum outro planeta? As vidas q eventualmente forem encontradas em outro planeta tbm são criações divinas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pq deus não ensinou Josué sobre a forma da terra, pelo menos?
      Rª Por que Josué era um guerreiro e não um cientista?

      Deus sabia sobre cangurus? Como eles entraram na arca?
      Rª Como os cangurus chegaram à Austrália a partir do Ararate? Talvez eles nem tenham estado na arca... Como assim? Criacionistas admitem os efeitos da microevolução e do isolamento geográfico. Na verdade, muitas “espécies” de animais não estiveram na arca, pois surgiram depois. Exemplos: vários tipos de cães e gatos atuais. Além disso, qual era a etnia de Noé e de seus filhos? Certamente, todos os tipos de etnias humanas modernas derivaram dessa família que foi salva. O movimento tectônico que afasta os continentes (ou os aproxima) uns dos outros é tido pelos criacionistas como um fenômeno decorrente do dilúvio. Assim, a Austrália não existia no passado remoto da Terra; ela fazia parte do mega-continente conhecido como Pangeia. Resumindo: ou os ancestrais dos cangurus migraram para a região que hoje é a Austrália e acabaram ficando isolados lá, sofrendo modificações, ou nem sequer entraram na arca e surgiram posteriormente a partir de microevolução de uma espécie ancestral. Fonte: http://www.criacionismo.com.br/2011/01/diluvio-universal-e-suas-implicacoes.html

      Como se fez a luz na terra antes do sol no genesis?
      Rª Teria que lhe explicar sobre matéria e anti-matéria e estou com pressa.

      Atualmente, o q deus faz?
      Rª Está de férias. Mas aguarda a sua decisão de seguí-lo.

      Ele era tão mais presente antigamente, cheio de relatos na época em que não existia internet... Hj em dia, com cada vez mais ferramentas pra ele ser flagrado, ele sumiu de vez né?
      Rª Não, como disse, ele já deu o se recado,agora cabe a você seguí-lo.

      Estaria deus em algum outro planeta?
      Rª Quem sabe. Acho que, como criador do universo ele poderia sim estar de férias, mas como já disse, esperando você.

      As vidas q eventualmente forem encontradas em outro planeta tbm são criações divinas?
      Rª Fora as do Arquivo-X eu acho que sim.


      Eliminar
    2. A primeira luz no Gênesis era a luz do próprio Deus.

      Eliminar
  2. Me lembrou de quando os fariseus foram pedir um sinal ao Messias.
    E no fim a história sempre se repete. As vezes certas coisas estão bem à nossa frente, mas é como botar o dedo entre os nossos olhos, então as evidências passam desapercebidas.

    ResponderEliminar
  3. Josué não está errado... A própria física nos diz que se um indivíduo está em um ônibus em movimento o poste está se movendo em relação ao indivíduo, ou seja, o sol está em movimento em relação a nós... Simples assim ;)

    ResponderEliminar
  4. Biblicamente acho mais coerente uma terra plana pois uma terra esférica pressupões milhões de galáxias ou seja um espação enorme muito grande mesmo mas pra que tal espação, pra que muitas galáxias sem vida?? Creio que biblicamente falando só existe vida na terra e assim a terra plana seria mais coerente eu acho.

    ResponderEliminar