terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Por que homens têm mamilos?



Vez por outra essa pergunta é feita para os cristãos, criacionistas e até mesmo para os proponentes do Design Inteligente. O que o ateu/evolucionista pretende com essa pergunta?

Os mamilos masculinos são considerados pelos evolucionistas como um tipo de "órgão vestigial", ou seja, um resquício evolutivo. O raciocínio deles é mais ou menos assim:

Os mamilos masculinos não têm função alguma, portanto são resquícios evolutivos (especulação). Como um Ser inteligente poderia ter criado um órgão totalmente inútil no ser humano? (argumento do bad design). 

Função conhecida


Apesar de os mamilos masculinos não terem a função de amamentar, eles não são inúteis. Mamilos masculinos são muito sensíveis a estímulos sexuais.

Mas por que homens têm mamilos?



O homem possui mamilos porque todos os embriões humanos possuem os ductos de Wolf e Müller. No embrião XY (menino), os ductos de Wolf se desenvolvem e os ductos de Müller retrocedem. No embrião XX (menina), ocorre o oposto: os ductos de Wolf retrocedem e os ductos de Müller se desenvolvem... Como na fase inicial o sistema de ductos mamários é o mesmo para ambos os gêneros, o homem também terá mamilos. Isso não é o resultado de um suposto passado evolutivo imaginário, mas de um passado embrionário mesmo.


3 comentários: