sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A história de Jesus foi inspirada na história de Hórus?

ARGUMENTO: “Jesus nunca existiu. Toda história de Jesus é uma cópia da história do deus egípcio Hórus”




     Existe um documentário amador muito popular na Internet chamado Zeitgeist, que em alemão significa “espírito de época”. Esse documentário tenta mostrar um suposto paralelo entre a história de Jesus e  mitos antigos, e por isso vem sendo muito citado por neoateus desejosos por “provar” que a história de Jesus é apenas uma cópia da história de um antigo deus egípcio chamado Hórus.

     Segundo Zeitgeist, Hórus teria:

* Nascido de uma virgem
* Teria nascido no dia 25 de dezembro
* Seu pai era chamado "Seb" (José)
*Sua mãe era chamada "Isis-Meri"
*Teria nascido em uma manjedoura
* Teria sido adorado por três reis
* Teve 12 discípulos
* Foi crucificado
* E ressuscitou
* Hórus era representado por uma cruz

     Notou alguma semelhança com a história de Jesus? É claro que sim, não é? Pois essa é a própria história de Jesus, e não a de Hórus.

     Na verdade os neoateus manipularam a história de Hórus para fazê-la ficar idêntica à história de Jesus.

Chris Forbes


     Segundo o Dr. Chris Forbes, um especialista em história da religião, o documentário já começa errando ao dizer que Hórus era o “deus-sol”, quando na verdade ele era considerado o “deus-céu”. Rá era o deus-sol dos egípcios.


Hórus nasceu de uma virgem?


     Segundo Forbes, a deusa Ísis, mãe de Hórus, não era virgem, e não há absolutamente nada nas fontes egípcias indicando que ela era virgem. Na verdade a mitologia egípcia ensina que a mãe de Hórus era casada com Osíris, seu próprio irmão.

Hórus nasceu no dia 25 de dezembro?


     Dificilmente a mitologia egípcia iria dizer que Hórus nasceu em dezembro, visto que dezembro é um mês latino e o calendário egípcio era completamente diferente. Aliás, apesar de a igreja católica comemorar tradicionalmente o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, todos sabem que a data real do nascimento de Jesus é desconhecida.  De acordo com a mitologia egípcia Hórus teria nascido no mês de KHOIAK, o que corresponde a novembro em nosso calendário (Horus born during the month of khoiak - Traditional Festivals: A Multicultural Encyclopedia página 223). 

A mãe de Hórus era chamada de "Isis-Meri"

     Na tentativa de criar um paralelo entre a história de Jesus e a história de Hórus, os neoateus alegam que a deusa Ísis, mãe de Hórus, também era chamada de "Meri", um nome que lembra muito o de Maria, mãe de Jesus. Acontece que Ísis nunca foi chamada de Meri nos escritos egípcios. Além disso, na língua egípcia Meri não é um nome pessoal, mas um adjetivo que significa "amada" (ex: mr-ee = amada).

O pai de Hórus era chamado de "Seb" (José)

     Outra mentira! O nome "Seb" não tem nenhuma ligação com o nome hebraico José. Na verdade os textos egípcios citam um tal de "Geb",  avô de Hórus. 

Hórus nasceu numa manjedoura?


     De acordo com a mitologia egípcia Hórus nasceu em um pântano, e não numa manjedoura. (James Frazer - Adonis, Attis, Osiris página 8). 

Hórus foi adorado por 3 reis


     A mitologia egípcia não menciona isso em nenhum lugar. 

Hórus teve 12 discípulos

     A mitologia egípcia diz que Hórus teve discípulos e seguidores (Shemsu-Heru), mas nunca em número de 12. Segundo os escritos egípcios Hórus teve 4 discípulos (The Gods of Egypt página 61).

Hórus foi crucificado e depois ressuscitou 


     De acordo com a mitologia egípcia Hórus foi assassinado e teve seu corpo cortado em vários pedaços, os quais foram jogados na água. Depois disso ele seguiu o seu caminho pelo mundo dos mortos. Não há na mitologia egípcia qualquer informação de que ele tenha ressuscitado, e muito menos de que ele tenha sido crucificado.      


Hórus era representado por uma cruz

"Ankh" - Chave da vida ou do Nilo

     O objeto que os ateus militantes estão confundindo com uma cruz na verdade é uma chave e seu nome é "ankh", que seria a chave da vida ou chave do Nilo.







2 comentários:

  1. as pessoas deveriam pesquisar mais antes de criticar algo que não conhecem ou entendem chega a ser ridículo olha o tanto de erros que cometem nem da prá levar a serio da mais é vontade de rir.

    ResponderEliminar
  2. Hoje em dia só quem afirma esse "plágio" é o vilixo césar

    ResponderEliminar