sexta-feira, 15 de agosto de 2014

A história de Jesus foi inspirada na história de Hórus?

ARGUMENTO: “Jesus nunca existiu. Toda história de Jesus é uma cópia da história do deus egípcio Hórus”




Existe um documentário amador muito popular na Internet chamado Zeitgeist, que em alemão significa “espírito de época”. Esse documentário tenta mostrar um suposto paralelo entre a história de Jesus e  mitos antigos, e por isso vem sendo muito citado por neo-ateus desejosos por “provar” que a história de Jesus é apenas uma cópia da história de um antigo deus egípcio chamado Hórus.  Segundo Zeitgeist, Hórus teria:

* Nascido de uma virgem
* Teria nascido no dia 25 de dezembro
* Teria sido adorado por três reis
* Teve 12 discípulos
* Foi crucificado
* E ressuscitou

Notou alguma semelhança com a história de Jesus? É claro que sim, não é? Pois essa é a própria história de Jesus, e não a de Hórus.

Na verdade os neo-ateus manipularam a história de Hórus para fazê-la ficar idêntica à história de Jesus.

Chris Forbes


Segundo o Dr. Chris Forbes, um especialista em história da religião, o documentário já começa errando ao dizer que Hórus era o “deus-sol”, quando na verdade ele era considerado o “deus-céu”. Rá era o deus-sol dos egípcios.

Segundo Forbes, a deusa Ísis, mãe de Hórus, não era virgem, e não há absolutamente nada nas fontes egípcias indicando que ela era virgem.

Outra coisa: dificilmente a mitologia grega iria dizer que Hórus nasceu em dezembro, visto que dezembro é um mês latino, e o calendário egípcio era completamente diferente. Aliás, apesar de a igreja católica comemorar tradicionalmente o nascimento de Jesus no dia 25 de dezembro, todos sabem que a data real do nascimento de Jesus é desconhecida.  Também não há nenhuma fonte egípcia afirmando que Hórus morreu crucificado.

A mitologia egípcia fala que Hórus teve discípulos e seguidores (Shemsu-Heru), mas nunca em número de 12.

Mas os neo-ateus não param por ai! Eles ainda dizem que Hórus expulsava demônios, andava sobre as águas e etc... nada disso aparece na mitologia egípcia! Trata-se apenas de uma “mintologia” ateísta, uma estória inventada sob medida para se parecer com a história de Jesus. E não é de se admirar que essa versão forjada só apareça em sites com alguma ligação com o ateísmo militante. Você jamais irá encontrar tal versão em enciclopédias ou livros sobre mitologia.

Nas fontes mais confiáveis a história de Hórus aparece sem qualquer conexão com a história de Jesus. Para começar, Hórus seria filho de um casal de irmãos (Ísis e Osíris).
Moderna Enciclopédia de Consultas Radial pág. 1943


 Ele teria matado um outro deus chamado Seth, por vingança pela morte de seu pai Osíris. Na luta com Seth ele teria perdido um olho. Não vejo semelhança alguma com a história de Jesus.

1 comentário:

  1. as pessoas deveriam pesquisar mais antes de criticar algo que não conhecem ou entendem chega a ser ridículo olha o tanto de erros que cometem nem da prá levar a serio da mais é vontade de rir.

    ResponderEliminar