sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Doze críticas neoateístas que encontrei por aí

Olá pessoal! Veja o que encontrei numa página de debate ateísta: 


Como você pôde observar, trata-se de uma lista com 12 críticas à bíblia. Esse tipo de postagem é muito comum em redes sociais. Através de posts como esse os ateus militantes fazem o seu proselitismo religioso ateísta para conseguir novos fiéis adeptos. 
Vamos analisar um por um: 

1- A bíblia não ensina que a Terra é plana. Na verdade ela ensina que a Terra é um globo (Isaías 40:22). A palavra hebraica "hhugh", geralmente traduzida nessa passagem como “globo”, indica esfericidade, não importa se é uma esfera perfeita ou imperfeita (geoide) (Analytical Hebrew and Chaldee Lexicon - Léxico Analítico Hebraico e Caldeu). Para mais informações sobre como a bíblia descreve nosso planeta, clique AQUI.



2- Uma vez que a palavra hebraica “yom” (dia) pode significar tanto um dia comum de 24 horas como um período de duração indeterminada ou indefinida, não há como se saber se esses 6 dias foram literais. 


3- A presença da palavra “unicórnio” na bíblia é oriunda de uma tradução equivocada. O texto original usa a palavra hebraica “re`em”, que seria melhor traduzida por boi selvagem ou urus.

"unicórnio siberiano" - imagem ilustrativa


4- Ter dedos em excesso não é nada demais ou “sobrenatural”. Existe  uma anomalia chamada polidactilia, e as pessoas que possuem essa anomalia têm dedos extras. Quanto aos gigantes, é bom ressaltar que o povo hebreu considerava como “gigantes”  qualquer povo de estatura elevada. Por isso mesmo a bíblia cita vários povos que eram considerados “gigantes”: enaquins, refains, emins e zuzins. Eram povos com estatura elevada, mas nada muito exagerado. Golias, o gigante filisteu, por exemplo, tinha quase 3 metros de altura (1Samuel 17:4). Lembrando que ossos de pessoas com estaturas similares a essa já foram encontrados em vários lugares (fontes: The Natural and Aboriginal History of Tennessee, John Haywood / Indianapolis News, 10/11/1975/ American Antiquarian, volume 3, 1880, pág61).
Pessoa com polidactilia


5- A história de Jonas é uma das mais lembradas pelos ateus militantes na hora de tentar ridicularizar a bíblia. Eles perguntam: "Como pode um homem sobreviver por dias nas entranhas de um peixe?" Não acho que o relato bíblico a respeito de Jonas seja naturalmente impossível! É bom ressaltar que  em espécies fisóstomas existe uma ligação entre a bexiga natatória e o aparelho digestivo, o que proporciona um processo fisiológico onde o estômago do peixe serve como um ducto de passagem de ar para a vesícula gasosa. Quem sabe Jonas não respirou através de um sistema semelhante! 


6- A bíblia não ensina que o som das trombetas derrubou as muralhas de Jericó. Na verdade o som das trombetas e os gritos foram apenas rituais utilizados pelos hebreus. É óbvio que a bíblia está falando sobre uma ação divina.



7- Josué viveu no século XIV a.C., então certamente acreditava que o Sol girava em torno da Terra (conforme a crença cosmológica da época dele). O que a bíblia fez foi apenas citar a oração de Josué, usando as próprias palavras dele.  Não se trata de um ensinamento científico divino (até porque a bíblia não é nenhum compêndio de ciências). O texto mostra apenas um homem simples fazendo sua oração simples. Não se sabe o que Deus fez exatamente para prolongar a luz do dia. Deus pode ter reduzido a rotação da terra, inclinado a terra no seu eixo como acontece nos pólos onde o sol não se põe, ou produzido uma refração nos raios solares. Seja como for, o relato bíblico diz que a oração de Josué foi atendida, e o dia demorou mais para acabar.


8- A bíblia não é o único documento antigo a falar de pessoas que viveram centenas de anos. Outro registro antigo a falar sobre a longevidade exagerada dos homens antigos é a  “Lista dos Reis Sumérios”. A resposta talvez esteja na genética! Se uma mudança única de uma base genética pode provocar o envelhecimento precoce (progeria), porque não o contrário? Lembrando que após o dilúvio Deus diminuiu essa longevidade para mais ou menos 120 anos. E o mais incrível é que os dados atuais confirmam o relato bíblico, pois as pessoas mais velhas do mundo dificilmente ultrapassam esse limite... Vide a lista das pessoas mais velhas do mundo. 


9- Existem inúmeras evidências físicas de que houve um dilúvio! Por exemplo: presença de fósseis de animais marinhos no alto de montanhas, almofadas de lava e cristais de sal que também são encontrados em grandes altitudes, mas só se formam debaixo da água. Fósseis de animais em posição de natação, fósseis em postura opistotônica, fósseis poliestrata, relatos arqueológicos e etc... Caso queira mais detalhes sobre o assunto, clique AQUI, AQUI e AQUI.


10- A bíblia não ensina tal coisa


11- Nesse caso a bíblia fala de um evento sobrenatural. Não confundir com “mágica” (criação de ilusão por meio de truques e artifícios). 


12- Mais um relato de um evento sobrenatural. Ateus geralmente são cientificistas ao extremo. Isso significa que para eles a ciência é a única forma de compreensão humana da realidade. Como a ciência está limitada ao estudo do mundo natural, ela não fornece uma resposta empírica sobre a existência ou não do sobrenatural, ou seja, daquilo que ultrapassa os limites das leis naturais. Portanto a posição cética dos ateus a respeito do sobrenatural não é oriunda do conhecimento científico, mas da opinião particular deles.  



3 comentários:

  1. Se você quiser mais "argumentos" ateístas, visite o ceticismo.net, dá pra dar umas boas risadas.
    Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. essse blog é um dos melhores que eu conhenço adoro o jeito como ele destrói esses ''argumentos' neo ateístas,espero que ele ache mais,pra poder quebra-los também.

      de fato a lista dos reis sumérios realmente fala de pessoas com longevidade avançada,como ocorria antes do diluvio,mas a descrição da longevidade apresentada na placa é ainda maior do que a mostrada na bíblia.
      claro que eu não estou duvidando do que você escreveu no blog mas seria que poderia explicar essas contradições antes que algum neo ateu veja e tente usar como um ''argumento''.

      Eliminar
    2. eu já visitei o cetismo.net e eu tenho que admitir que eles são piores do que os caras da ATEA.o dono de lá é quem aprova os comentários.eu já comentei lá acho que ele aprovou,eu fui educado apenas critiquei (tudo bem talvez eu tenha sido um pouco equivocado mas ele também não demonstrou muita educação com os outros)e mesmo assim ele ainda me respondeu com grosseria e ainda me baniu como fez com mais umas 3 pessoas que eu vi la,simplesmente por não concordarem com ele,e sei lá mais quantas,taklvez no futuro meu comentário vai pra aquela sessão que eu gosto de chamar de mural da vergonha embora o nome seja outro.resolvi que cansei e os denunciei safernet.org.br
      la podemos denunciar intolerantes religiosos.

      Eliminar