quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Os cadáveres que contradizem Deus?




Recentemente foi anunciada a descoberta de cadáveres de cananeus no Líbano, o que segundo alguns críticos contradiz o relato bíblico. De acordo com esses críticos, Deus havia mandado matar todos os cananeus e destruir suas cidades. Porém, o sequenciamento do genoma desses cadáveres mostrou que o DNA deles continuou sendo transmitido de geração em geração e está presente em cerca de 90% da população libanesa atual, o que indica que os cananeus não foram exterminados pelos israelitas, mas ao contrário disso, continuaram vivendo por lá durante a Idade do Bronze e do Ferro. O estudo foi publicado pela revista da Sociedade de Genética Humana dos EUA e pode ser acessado nesse LINK.


Contradiz mesmo? 



A resposta é NÃO! Os críticos estão esquecendo de um detalhe importante: os israelitas não mataram todos os cananeus. Esses cananeus viveram entre os israelitas como tributários, como atesta a própria bíblia:

“E os filhos de Manassés não puderam expulsar os habitantes daquelas cidades; porquanto os cananeus queriam habitar na mesma terra. E sucedeu que, engrossando em forças os filhos de Israel, fizeram tributários aos cananeus; porém não os expulsaram de todo.”Josué 17:12,13

“Manassés não expulsou os habitantes de Bete-Seã, nem mesmo dos lugares da sua jurisdição; nem a Taanaque, com os lugares da sua jurisdição; nem os moradores de Dor, com os lugares da sua jurisdição; nem os moradores de Ibleão, com os lugares da sua jurisdição; nem os moradores de Megido, com os lugares da sua jurisdição; e resolveram os cananeus habitar na mesma terra. E sucedeu que, quando Israel cobrou mais forças, fez dos cananeus tributários; porém não os expulsou de todo.”Juízes 1:27,28

O referido estudo se baseia no sequenciamento dos genomas de cinco indivíduos cananeus que viveram quase 4.000 anos atrás, na atual cidade libanesa de Sidon (LINK). Curiosamente os cananeus daquela cidade antiga estão entre aqueles que a Bíblia diz especificamente que sobreviveram ( Juízes 1:31). Portanto o tal achado sustenta o relato bíblico, ao invés de contradizê-lo.

3 comentários:

  1. é isso que acontece quando neo ateu tenta refutar a bíblia,eles tentam refutar a bíblia,mas no final acabam comprovando ela viu.

    ResponderEliminar
  2. E mesmo assim, esses ossos poderiam ser de algum cananeu morto pelos israelitas.
    O fato de existir tal ossada já corrobora o relato bíblico de um jeiro ou de outro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. então,mas como sempre neo ateu tentando refutar a bíblia,acaba fazendo papel de tonto.aquele Thiago Freitas ainda não chegou,e eu espero que ele nem venha aqui falar asneiras de novo viu.

      Eliminar