quinta-feira, 6 de março de 2014

Marcos 16: 9 ao 20 interpolação?

ARGUMENTO: "Os versículos de Marcos 16:9 ao 20 foram acrescentados por um escriba"


A imagem acima é oriunda de uma comunidade neo-ateísta do Facebook. Ela é um bom exemplo de como o neo-ateísmo tenta desonestamente promover suas idéias através de meias verdades.
O texto começa dizendo que Marcos 16: 9-20 "não se encontra nos manuscritos mais antigos", e por isso a passagem "é considerada uma interpolação feita por um escriba muito tempo depois de o livro ter sido concluído".

A verdade é que essa passagem não aparece em apenas dois dos manuscritos mais antigos (Codex Sinaiticus e  Codex Vaticanus), mas aparece em outros manuscritos antigos, assim como na vasta maioria dos manuscritos gregos provenientes de todas as partes do mundo antigo. Isso os neo-ateístas omitiram, é claro! Dessa forma muitos estudiosos da bíblia concluem que Marcos 16:9-20 é parte integrante da Palavra inspirada de Deus, pois é atestado pela maioria dos manuscritos antigos.

7 comentários:

  1. Não faz diferença alguma, já que Marcos nunca foi apóstolo e nem conheceu Jesus, logo a base do NT e dos outros evangelhos falsos é um testemunho 100% falso. kkkkk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucas tb não era apóstolo mas era amigo pessoal de Paulo (Marcos era discípulo de Pedro) e teve contato com os apóstolos (é citado um encontro dele com Tiago em Atos 21:18) . O fato de uma pessoa não ser apóstolo não o impede de ter acesso às histórias. Um jornalista que nunca esteve com uma pessoa mas teve contato com várias pessoas próximas a ela o impede de escrever sobre ele?

      Sem falar q nada impede q alguém q não era apóstolo fosse testemunha ocular de vários eventos, já q não só os apóstolos seguiam Jesus.

      Eliminar
    2. Acontece que o papel aceita tudo e/ou qualquer coisa...
      Escrever sobre alguém depois de várias décadas de sua morte, sem ter anotado ou gravado a sua biografia é um risco.
      Coletar informações sobre uma pessoa através de entrevistas de seus conhecidos, é um risco já se sabe...
      Quem conta um conto aumenta um ponto.
      Acredito que essa narrativas sejam míticas em sua totalidade, já que havia e há um interesse de dominar-se as mentes dos incautos....

      Eliminar
  2. "..Dessa forma muitos estudiosos da bíblia concluem que Marcos 16:9-20 é parte integrante.." Hummm, DEUS inspira o homem mas é o Homem quem decide o que terá no livro sagrado!!!! Interessante!!!!

    ResponderEliminar
  3. Jesus porém respondendo disse-lhes:Errais não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus. Mateus 22:29

    ResponderEliminar
  4. E conhecereis a Verdade é a Verdade vos libertarà João 8:32

    ResponderEliminar
  5. Os textos mais antigos não tinham o 16:9-20 que foram acrescentados posteriormente com o óbvio objetivo de colocar testemunhas oculares na ressurreição. É natural que surgissem dúvidas em relação aos primeiros cristãos e os textos foram "melhorados". De outra parte, fica difícil sustentar que as palavras contidas nos Evangelhos tem inspiração se houve comprovada interpolação nos textos. Hoje seria um caso para o PROCON.

    ResponderEliminar