quarta-feira, 24 de junho de 2015

Design Inteligente e o método de inferir a melhor explicação


Alguns críticos do Design inteligente dizem que o DI não é ciência, pois não passa pelo método científico. Que método? Existem vários... a biomimética, por exemplo, é considerada uma área da ciência, mas não necessita passar pelo método experimental. Existem ciências e ciências, e nem todas utilizam os mesmos métodos.

O DI também tem seus próprios métodos para separar design intencional de aparente, e se tiver interesse em aprender sobre esses métodos, sugiro a leitura do livro “Signature in the Cell” de Stephen C. Meyer.

Agora vejam que interessante:

Existe um método científico que é usado na geologia. É o método de "inferir a melhor explicação". Para poder investigar o passado, a geologia segue uma linha do raciocínio uniformitarista, que por sua vez é baseada no "atualismo geológico", ou seja: "o presente é a chave do passado".

 Isso significa que para entender como ocorreram alguns eventos passados (que não presenciamos), basta observar eventos presentes... pois "o presente é a chave do passado", certo?

 É ai que entra o método de inferir a melhor explicação. Que tal usarmos esse método para avaliar uma proposta do DI? Podemos usá-lo para tentar encontrar a melhor explicação de como a informação codificada surgiu em nosso DNA.

 A presença de informação codificada nas moléculas de DNA é FATO. Então como ela foi produzida? Não acompanhamos sua produção (dizer que ela veio do nada e depois do nada evoluiu, não é lá uma resposta muito convincente), então teremos que observar como a informação codificada é produzida no presente, e assim tentar entender como ela foi produzida no passado em nosso DNA.

Hoje em dia produzimos informação codificada a todo o instante: textos de livros, revistas, cartas, partituras de músicas, textos em Braille, códigos binários e etc... podemos então pegar emprestado o método da geologia e inferir a melhor explicação. No desenho abaixo, temos 4 hipóteses para a produção de informação codificada... qual delas encontra um paralelo nos dias atuais? O que produz informação codificada atualmente? Veja:
Clique para aumentar a imagem 

1 comentário:

  1. Procure no pubmed ou mesmo no google por "mutations increase information" ou "selection increases information in the genome" ou algo género, pois provavelmente irá dar a um artigo revisto por pares que fala disso mesmo e a vários sites geridos por cientistas para o público leigo. Sobre o livro signature in the cell procure no "Panda's Thumb".

    ResponderEliminar