domingo, 1 de novembro de 2015

O dízimo dos ateus

É muito comum ouvirmos ateus falando a respeito da cobrança de dízimos e ofertas nas igrejas cristãs. Para eles os fieis são apenas "trouxas" que sustentam líderes religiosos espertalhões. Em muitos casos isso infelizmente é verdade, admito! No entanto, muitos desses ateus acabam mordendo a própria língua ao doar seu suado dinheirinho para associações ateístas como, por exemplo, a ATEA. E assim como o religioso dizimista, o ateu também acredita piamente que esse dinheiro será utilizado para o bem da "obra".

Assim como líderes religiosos do naipe de Edir Macedo e Valdemiro Santiago, Daniel Sottomaior (fundador da ATEA) também é bom com número$. No dia 7 de fevereiro de 2013, ele publicou um texto na página da ATEA (Facebook), onde utilizou o que ele mesmo chamou de "matemática muito simples" para convencer seus associados a doar pelo menos 10 Reais por mês. Isso, segundo Sottomaior, geraria um orçamento de mais de 1 milhão de Reais para a ATEA.



Isso supostamente ajudaria a custear processos e até campanhas "educativas" na tevê. Será mesmo? Se nem nós, cristãos, podemos confiar totalmente em nossos líderes, quanto mais os ateus que nem acreditam na justiça divina. 

Um exemplo disso foi o caso do processo contra o Datena, que foi feito a partir do Ministério Público e por isso não deveria ter custado nada para a ATEA. Mas se assim foi, onde foi parar o dinheiro arrecadado para o tal processo? Obviamente os ateus dizimistas não estão preocupados com isso, pois confiam piamente em seu pastor! Eles preferem se preocupar com o destino do dinheiro doado para as igrejas cristãs. 

Além disso, é muito estranho que a ATEA, que atualmente possui cerca de 16.000 associados em todo o Brasil (segundo o próprio site oficial da ATEA), e quase 500 mil curtidas em sua página do Facebook, não possua entre seus associados, advogados que ofereçam seus serviços de forma gratuita, para ajudar a "causa". 

E apesar de a frase "sem fins lucrativos" aparecer no cabeçalho de sua página no Facebook, o site oficial pede doações que variam entre 20 a 500 Reais! (vide).





2 comentários:

  1. Sei que é tardio esse comentário devido ao tempo de postagem desse artigo, mas vamos lá:
    Muitos ateus questionam a influêncua evangélica na política brasileira, até eu não sendo ateu, acho essa ciranda com o poder um tanto quanto dúbia.
    Mas um detalhe primordial que passa desapercebido no meio disso tudo: a influência.
    Os ateus em geral criticam os dogmas do cristianismo, achando que qualquer um que carregue uma bíblia, automaticamente está respondendo por Deus na terra.
    Isso é um erro grave sob dois aspectos:
    1-o próprio Messias nos advertiu para que não caíssemos nas doutrinas de homens. A bíblia é repleta de advertências acerca destas coisas;
    2-os ateus se dizem mais evoluídos academicamente, falam que conhecem a história "verdadeira" das coisas. Então eles deveriam saber que o protestantismo só foi uma manobra dos maçons para adquirir uma resistência ao império romano religioso (católico).
    Só pra ter uma noção do que estou falando, a constituição dos estatutos da maçonaria fou feita em 1722 por um pastor presbítero chamado James Anderson. No Brasil, as primeiras congregações evangélicas se reuniam em lojas da maçonaria.
    E todo mundo já deve ter ouvido aquela máxima "maçom ajuda maçom". Acho que o resto fica subtendido. Não acham?!?!
    Mas vão ter sempre aqueles que vãi dizer que isso é teoria de conspiração, mas se fosse mentira você acha que o protestamtismo teria alguma chance contra Roma?
    Sem os templários duvido.
    Basta ver também a cordialidade dos sacerdotes pentecostais em relação aos políticos. Michel Temer mal assumiu a presidência foi posar ao lado de quem?!
    MARCOS FELICIANO. Atrás de tudo aquilo que Constantino e Lutero foram procurar. Militância.
    Cega e obstinada militância.
    E agora chegou a vez da ATEA.
    Não duvido que os laços entre Daniel Sottomaior e Edir Macedo não sejam bem estreitos... afinal... maçom ajuda...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. PS:O último "não" da postagem deve ser ignorado (logo acima).

      Eliminar