quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Maria permaneceu virgem após o nascimento de Jesus?



A “virgindade perpétua de Maria” é um dogma da igreja católica. Esse dogma remonta aos primórdios da era cristã. Segundo o tal dogma, Maria permaneceu virgem mesmo após o nascimento de Jesus. 

Eu particularmente não acredito nesse dogma por dois motivos:

1- Jamais encontrei na bíblia qualquer referência dando a entender que Maria permaneceu virgem (ou que tivesse a intenção de permanecer virgem) até o dia de sua morte. 

2- A bíblia fala sobre os “irmãos e irmãs” de Jesus:

“Não é este o filho do carpinteiro? E não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos Tiago, e José, e Simão, e Judas? E não estão entre nós todas as suas irmãs?”
Mateus 13:55 e 56

“E disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, que querem falar-te.”
Mateus 12:47

 Segundo alguns teólogos católicos, a palavra grega “adelphos” (irmão) é freqüentemente usada em lugar de “primo, sobrinho, tio ou parente”. Portanto os “irmãos” de Jesus mencionados na bíblia seriam na verdade seus “primos” (Respostas da Bíblia – Pe. Vicente Wrosz  pág. 38).  

Eles também argumentam que o aramaico não possui palavras distintas para primo e irmão.

Pois é! Só que o Novo Testamento foi escrito em grego, e não em aramaico. E o grego possui palavras distintas para “primo” (gr. anepsios), parentes (gr. suggenes) e irmãos (adelphos).  Portanto é muito estranho que esses supostos “primos” de Jesus sejam sempre chamados na bíblia de “adelphos” (irmãos), ao invés de “anepsios” ou “suggenes” (primos ou parentes). A palavra “adelphos” geralmente é usada para designar irmãos de sangue. Se quisesse mesmo dizer que aqueles indivíduos eram “primos” de Jesus, o evangelista teria outras opções dentro da língua grega. 

Poderia Maria continuar virgem depois de dar a luz? 

Depende de como você define “virgindade”. Se “virgem” para você é somente aquela pessoa que nunca praticou sexo, então mesmo tendo o hímen rompido durante o parto, Maria poderia continuar sendo virgem (dentro desse ponto de vista, é claro). Do ponto de vista médico, entretanto, a ruptura do hímen significa perda da virgindade, pois para a medicina a virgindade é anatômica.

Porém, a única coisa que a bíblia ensina sobre esse tema é que Maria engravidou sendo ainda virgem, e que manteve essa virgindade ATÉ o nascimento de Jesus:

 "A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe chamarão Emanuel que significa Deus conosco.
Ao acordar, José fez o que o anjo do Senhor lhe tinha ordenado e recebeu Maria como sua esposa.
Mas não teve relações com ela enquanto ela não deu à luz um filho. E ele lhe pôs o nome de Jesus.”
Mateus 1:23-25

6 comentários:

  1. Gostei.
    Mas uma dúvida que eu tenho é: por que a Bíblia chama Isabel de prima de Maria? Não deveria chamar de "irmã"?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Daniel!
      Algumas tradução mais tradicionais, como a Almeida Revista e Corrigida (ARC) colocam Isabel e Maria como primas, mas de acordo com o original grego, Isabel era apenas uma parente de Maria. A palavra usada no original grego era "συγγενης" que não quer dizer nem prima e nem irmã, mas sim PARENTE. Isso quer dizer apenas que elas tinham algum grau de parentesco, não especifica qual.
      A NVI corrigiu esse mal entendido, assim como a Almeida 21. Sugiro que passe a adotar uma dessas versões que são bastante fiéis aos originais, tanto no hebraico e aramaico quanto no grego.
      Fique na Paz.

      Eliminar
  2. Sugiro respeitosamente que faça uma pesquisa no Google sobre o tratado de São Jerônimo sobre a virgindade perpétua de Maria. Se não quiser aprovar o presente comentário, fique inteiramente à vontade, minha intenção era principalmente falar ao moderador do blog. Faça a leitura, é fácil encontrar tradução em português, é um estudo feito por um teólogo do século IV, aliás o primeiro homem que traduziu a Bíblia toda para um único idioma. Pela leitura você vai perceber facilmente como os argumentos de São Jerônimo são muito fortemente embasados.

    Por exemplo, sobre a interpretação de que a expressão "irmãos de Jesus" significaria "filhos de Maria e José", como todo respeito, é um pouco infantil, e contradiz o próprio Evangelho, onde em outro trecho informa que os apóstolos ali citados como "irmãos de Jesus" são filhos de Alfeu, cuja esposa também se chamava Maria e era parente da Santíssima Virgem. Na realidade, tem duas interpretações possíveis: uma diz que Cléofas e Alfeu são a mesma pessoa, ele e sua esposa Maria são os pais dos Apóstolos Tiago (chamado "Menor" para distingui-lo do filho de Zebedeu), Judas Tadeu e Simão Zelote. Quando se casou com "Maria mãe de Tiago" (uma das mulheres que foram junto com Madalena, Salomé e Joana ao túmulo de Jesus no Domingo de Páscoa e constataram a Ressurreição!), Alfeu já era viúvo e pai de São Mateus. São, portanto, 4 irmãos apóstolos: Mateus, Tiago, Judas e Simão.

    A outra interpretação, seguida por Anna Catharina Emmerich (e também por mim) é que Cléofas era marido da irmã mais velha da Santíssima Virgem, que também se chamava Maria, e eles têm uma filha, chamada também Maria, que é a esposa de Alfeu e mãe de Tiago, Judas e Simão, os "irmãos de Jesus". Nota-se que o nome Maria era muito comum na família da Santíssima Virgem, o que não deve causar estranheza, lembre-se que alguns amigos de São Zacarias queriam chamar São João pelo nome do pai, e estranharam que ele fosse chamado de João porque não tinha nenhum parente com esse nome. De qualquer forma, nesta interpretação de que Cléofas seria o sogro de Alfeu, devemos entender que ambas as xarás e parentes da Santíssima Virgem acompanharam a Crucificação de Jesus. A "esposa de Cléofas" estava junto à Mãe de Jesus, aos pés da Cruz, conforme o relato de São João. Já a "mãe de Tiago" (filha de Cléofas) estava também ali por perto, junto a Maria Madalena, conforme os evangelhos sinóticos (desculpe, neste momento não tenho uma Bíblia em mãos para conferir com exatidão a citação).

    Como se vê, conforme os Evangelhos, é razoável supor que os irmãos de Jesus são filhos de Alfeu e netos de Cléofas, ou até mesmo uma outra interpretação de que Alfeu e Cléofas seriam a mesma pessoa. Alfeu e Cléofas talvez sejam a mesma pessoa (acho que não, mas teoricamente não é impossível). Porém, supor que Maria Mãe de Jesus, e Maria Mãe de Tiago, sejam a mesma pessoa... Ou supor que Alfeu e São José sejam a mesma pessoa... Aí é uma interpretação bem difícil, possível somente mediante a análise mais simplória possível, não acha?

    Em todo caso, leia o tratado de São Jerônimo, garanto que não se arrependerá. Se vai concordar ou não é outra conversa, não sei se vai concordar ou não, mas com certeza vai enriquecer os fundamentos com que pensa e debate, e é esta a razão da minha respeitosa e sincera sugestão.

    Posto como anônimo por questão meramente operacional, meu nome é José.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os filhos de Zebedeu e Salomé são identificados como Tiago e João, enquanto os filhos da outra Maria, esposa de Alfeu, são Tiago e Levi (Mc. 2:14). Por acaso, algum dos irmãos de Jesus mencionados em Mateus 13:55 tem o nome de João ou Levi? Não. O único nome semelhante é Tiago, mas esse era um nome comum naquela época, e nada indica que o Tiago, filho de Zebedeu, ou o Tiago, filho de Alfeu, seja o mesmo Tiago mencionado em Mateus 13:55 como um dos "adelphos" (irmãos de sangue) de Jesus.
      E quanto aos outros irmãos de Jesus mencionados no livro de Mateus (José, Simão, Judas e as irmãs)? Não há absolutamente nada na Bíblia que prove que eles eram filhos da esposa de Zebedeu ou da outra Maria.

      Eliminar
  3. Helvidio teve argumentos melhores do que Jerônimo,a noção de perpétua virgindade de Maria foi fruto o acetismo que foi aos poucos tomando conta da igreja,nos primeiros séculos não havia essa crença da virgindade perpétua não existia,Irineu Tertuliano e etc,o próprio Jerônimo não acreditav na virgindade no parto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá

      Boa tarde

      Embora sejam duas coisas diferentes porém estão intimamente ligadas.

      Santa Maria é mãe de Jesus e como Jesus foi e é 100% Humano e 100% Divino logo Santa Maria é sem dúvida mãe de Jesus Deus também pois na Eternidade pré-criação Jesus era um Ser 100% Divino e quando Ele se tornou Carne aí Ele ficou 100% Divino e 100% Humano e veja Jesus tanto na terra quanto antes dEle vir á terra era um Ser só não eram dois Jesus´s ou seja um Divino e Outro Humano mas sim um só Ser um só Jesus ou seja era uma totalidade e como antes de vir ao mundo Ele era 100% Divino e depois foi que Ele se tornou 100% Humano e 100% Divino Ele não poderia ter exatamente a mesma Natureza Divina pois se a Natureza Divina dEle fosse a mesma Ele na terra apareceria só 100% Divino e na terra e agora no Céu Ele está 100% Humano e 100% Divino ou seja Jesus como era visto pelos discipulos e pelo povo era visto em carne por isso a Natureza Divina dEle variou(Santa Variação) para Ele poder aparecer em carne pois se a Natureza Divina fosse a mesma da Eternidade pré-criação Ele não poderia aparecer em carne mas apareceria só 100% Divino então tendo isso em mente Santa Maria foi mãe de Deus sim, mãe da Natureza a Divina Variada e aí não tem muito sentido Ela não ser Virgem.

      Interessante o argumento sobre Helvídio pois isso demonstra que somente A Escritura não é suficiente para defender uma doutrina bíblica.

      Um abraço

      Luiz

      Luiz

      Eliminar