sábado, 27 de setembro de 2014

As Leis mosaicas foram baseadas no Código de Hamurabi?

ARGUMENTO: “Moisés plagiou o Código de Hamurabi ao escrever a Torá” 



Com essa afirmação os ateus militantes contestam a autoria divina das Leis mosaicas. Eles alegam que Moisés conhecia o Código de Hamurabi (conjunto de leis criadas na Mesopotâmia) e o utilizou para formular as Leis que aparecem na Torá (primeiros cinco livros da bíblia). Depois Moisés teria mentido aos hebreus dizendo que as Leis tinham sido entregues pelo próprio Deus. 

Os ateus se baseiam em certas semelhanças entre o Código de Hamurabi e as Leis de Moisés. O raciocínio deles é bem simples:


“O Código de Hamurabi é mais antigo que a Torá. O Código de Hamurabi e a Torá possuem pontos em comum. Logo, a Torá é um plágio do Código de Hamurabi”. 

Obviamente  isso não é suficiente para provar que Moisés plagiou Hamurabi, mas os neo-ateus não querem nem saber.

Eu poderia usar o mesmo argumento dessa forma:


"A Constituição dos Estados Unidos tem pontos em comum com a Constituição brasileira. A Constituição dos Estados Unidos é mais antiga que a do Brasil. Portanto a Constituição brasileira certamente foi COPIADA da Constituição dos Estados Unidos "
Isso faz sentido? Evidente que não! Mas é mais ou menos isso o que os neo-ateus estão dizendo no caso da Lei mosaica. 
 É claro que existem algumas semelhanças entre esses dois conjuntos de leis, como, por exemplo, o fato de Hamurabi e Moisés terem adotado a “lei de talião”. A “lei de talião” na verdade é um conceito de aplicação de pena que visa dar ao criminoso uma punição semelhante ao crime que ele cometeu. É o famoso “olho por olho, dente por dente”. Por exemplo: se o criminoso matou, ele deve morrer. Se furou o olho da vítima, deve ter seu olho perfurado também. O castigo deve ser semelhante ao crime. É uma tentativa de estabelecer uma proporção entre o dano que o crime causou e a punição ao criminoso.
Estela contendo o Código de Hamurabi. Hamurabi tinha mandado colocar a pedra em praça pública para que todos pudessem ver.

É normal que em sociedades parecidas (como era o caso dos israelitas e babilônios), as leis também tenham certas semelhanças (isso acontece até nos dias de hoje em várias nações). 

Porém também existem diferenças entre as Leis mosaicas e Hamurábicas:

*   O Código de Hamurabi é formado por 282 leis
*   A Lei mosaica tem 613 leis (mais que o dobro)
*   O Código de Hamurabi é puramente civil
*   A Lei mosaica, além de possuir leis civis, também possui leis religiosas
*   A Lei mosaica também possui um padrão moral muito superior ao do Código de Hamurabi.

A Lei mosaica não fazia distinção de classes sociais na hora do julgamento. Não importa se o cidadão era pobre ou rico – ele seria julgado da mesma forma: 


“Não cometam injustiça num julgamento; não favoreçam os pobres, nem procurem agradar os grandes, mas julguem o seu próximo com justiça” (Levítico 19:15). 

Já o Código de Hamurabi previa penas médias para ricos que prejudicavam os pobres e penas severas para os pobres que prejudicavam os ricos (Seção 196 – 205)

Se porventura alguém abrigasse um escravo foragido, ou o ajudasse em sua fuga, receberia pena de morte, de acordo com o Código de Hamurabi (Seção 15, 16)

A Lei mosaica, por sua vez, dizia que você não era obrigado a devolver o escravo (Deut. 23:15). Isso faz sentido, pois os escravos geralmente fugiam de senhores que os maltratavam. 

Crimes contra a propriedade eram punidos com a morte pelo Código de Hamurabi (Seção 6)

A Lei mosaica fazia com que o ladrão restituísse tudo o que roubou (Êxodo 22: 3)


Conclusão: Como se vê, a Lei mosaica não parece ser uma cópia do Código de Hamurabi, como afirmam os neo-ateus, mas somente um conjunto de leis com alguns pontos em comum ou semelhantes. Existem muitos pontos diferentes também. Em alguns pontos as diferenças são gritantes. Não há absolutamente nenhuma base convincente para sustentar a afirmação dos ateus militantes. O fato de a Lei mosaica também ter adotado a lei de talião não prova que Moisés cometeu plágio, até porque a lei de talião vigorou em muitas legislações remotas, sendo muito comum na Idade Média, inclusive. Será que todas essas legislações plagiaram o Código de Hamurabi? Acho muito improvável! 

3 comentários:

  1. Ôpa, espera ai, URUKAGINA (segundo escritos sobre) recebeu as tábuas com as lei do 'deus" ENLIL.

    UR-NAMMU, (segundo escritos sobre), também recebeu as tábuas com as leis do 'deus' ENLIL.

    HAMMURABI, (segundo escritos sobre), também recebeu as tábuas das leis do 'deus' ENLIL, e esse, diz ainda que estava ABALIZADO ainda pelo 'deus' ANU.

    MOISÉS, diz que recebeu as tábuas das mãos de 'deus', QUAL ??? Será que de ENLIL ???

    Vejo problemas nisso pois, todos os ANTERIORES a MOISÉS, receberam as tábuas e colocaram os nomes do intitulado 'deus', inclusive, nas leis de HAMMURABI, consta os NOMES de ANU e de ENLIL, e esse HAMMURABI, está lá no PAPEL intitulado de inspirado.

    Pergunto: por que será que o PAPEL não diz os NOMES de ANU e ENLIL, ??? E o que dirá o de ENKI ???

    Existe informações dizendo que ANU, ENLIL e ENKI, constava nos escritos mais antigos naquelas bandas do ORIENTE.

    Será que MOISÉS existiu ou seria o mesmo AKHENATON, e vão nos ENGANANDO ??? Muito estranho NÃO ???

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Analizando dentro do contexto literário, eu só tenho uma coisa a dizer:
      Se Moisés plagiou, ele foi o maior jurista que já existiu na face da terra.
      Mas mesmo assim não invalidaria as evidências de um êxodo sobrenatural feitas na década de 70 por Ron Wyatt. Ao descobrir peças de carruagens egípcias, além de jarros e ossos humanos no fundo do Mar Vermelho.

      Eliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar