segunda-feira, 26 de junho de 2017

Superbactérias são exemplos de seleção natural?



Esse print resume muito bem o argumento evolucionista a respeito das superbactérias. Segundo os evolucionistas as superbactérias adquirem resistência aos antibióticos da seguinte forma:

1- Algumas bactérias sofrem mutações randômicas que as deixam mais resistentes aos antibióticos, porém, as bactérias que não sofreram mutações acabam morrendo com a ação desses medicamentos.

2- As bactérias mutantes se reproduzem por reprodução assexuada (divisão binária) ou sexuada (fragmentos de DNA são transferidos de uma célula para outra), passando essa resistência para as novas bactérias.

3- As novas bactérias resistem aos antibióticos e são chamadas de superbactérias.

Essa era a explicação especulativa sobre o processo de formação de uma superbactéria, até que os cientistas descobriram o que de fato ocorre:

O que de fato ocorre? 




Na verdade o que ocorre com as superbactérias é algo bem diferente do que os evolucionistas pensavam. Ao invés de bactérias que adquirem resistência através de mutações e passam essa resistência para seus descendentes, temos um ato de altruísmo, onde as bactérias mais fortes produzem uma substância chamada indol, que protege as bactérias mais fracas da ação dos antibióticos. Mas o esforço para produzir tal substância acaba custando a vida das bactérias que a produzem...

Nesse caso as bactérias mais adaptadas e fortes morrem, e as mais fracas sobrevivem. Algo totalmente contrário à seleção natural darwiniana. 

Vide: COLLINS, James J. et al. Bacterial charity work leads to population-wide resistance. Nature, vol. 467, p. 82-85; letter published online on 2 September 2010; Doi:10.1038/nature09354


Atualização 20/12/2019 - Cientistas da Universidade de Newcastle (Inglaterra) descobriram mais um "truque" utilizado pelas bactérias para resistir aos antibióticos, e novamente não tem nada a ver com seleção natural.  Os pesquisadores estudaram amostras de pacientes idosos que tinham infecções urinárias recorrentes, e assim puderam observar uma "artimanha" das bactérias. O que elas fazem? Elas simplesmente mudam de forma. Para conseguir isso elas perdem suas paredes celulares. A parede celular protege a bactéria, mas dá a ela um formato regular que a deixa bem visível ao sistema imunológico e aos antibióticos. Ao perder sua parede celular as bactérias assumem o formato de "L" , ocasionando um estado aleatório que faz com que a bactéria passe despercebida (na maioria das vezes) pelo sistema imunológico e pelos antibióticos. Esse é o grande "truque" das superbactérias. O estudo foi publicado na revista Nature Communications.

Por que isso não pode ser classificado como seleção natural?

A seleção natural filtra os resultados das mutações que ocorrem nos seres vivos. Contudo, mutações são acidentes e não ocorrem a gosto do freguês. Note que no caso dessas bactérias as mudanças ocorrem exatamente quando elas precisam, e da forma que elas precisam. Portanto não se trata de uma mutação randômica filtrada pela seleção natural, mas de uma capacidade que a bactéria tem. 

Link: AQUI 



2 comentários:

  1. que bom que o blog voltou estava com saudades dessas postagens destruindo os ''arguentos neo ateístas''
    como vocês já devem perceber eu mudei de conta isso é por que meu canal no youtube tomou strike aí eu resolvi criar outra conta aqui no google já é minha terceira e pra não perder outro canal e ter que começar do zero de novo resolvi parar de postar vídeos por um longo tempo,principalmente vídeos que não são meus e sim de terceiros cuja permissão eu não deei cuja violação de direitos autorais eu recebi.
    nossa agora que eu percebi que eu desrespeitando o mandamento de não roubar já que tecnicamente eu estou roubando vídeo dos outros,na verdade muitas pessoas quebram esse mandamento só que dessa vez eu o violei,por isso mesmo que é bom parar de postar vídeos por um tempo,um ano ou dois talvez 3 pra que só perda de tempo ne,não quero perder outro canal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pronto já consegui sair do mondo oculto anônimo e entrar no modo normal.

      Eliminar