sábado, 11 de março de 2017

Profecia sobre o Egito que supostamente falhou

ARGUMENTO: "Ezequiel 29:15 diz que o Egito se tornaria o mais modesto de todos os reinos e não dominaria mais sobre outras nações. Entretanto em 1820 o Egito conquistou e dominou o Sudão".


"Mais humilde se fará do que os outros reinos, e nunca mais se exalçará sobre as nações; porque os diminuirei, para que não dominem sobre as nações".Ezequiel 29:15


Ao falar que "diminuiria o Egito", Deus se referia ao Egito como o Império dominador que era. O Império Egípcio existiu entre o término do Império Assírio e o início do Império Babilônico. Nessa época o Egito dominava sobre várias nações e cobrava tributos delas. Até mesmo o Reino de Judá foi tributário dos egípcios. A profecia de Ezequiel dizia que o Egito seria rebaixado e nunca mais dominaria SOBRE AS NAÇÕES. Ou seja, o Egito não mais seria um Império dominante.

No contexto dessa profecia o profeta Ezequiel revela até mesmo quem iria destruir o Império Egípcio. Seria Nabucodonosor, rei da Babilônia (Ezequiel 29:19). Essa profecia se cumpriu entre 586 a 572 a.C., quando o rei da Babilônia atacou o Egito e aniquilou o Império. (Obs: Além dos escritos do historiador Flávio Josefo, temos também um pequeno fragmento de uma crônica babilônica datada  de 567 a.C. que confirma tanto o registro de Josefo como o relato bíblico referente à invasão do Egito por Nabucodonosor.  Fonte: GEISLER, Norman L.; HOWE, Thomas. Enciclopédia: Manual Popular de dúvidas, Enigmas e “Contradições” da Bíblia. Tradução de Milton Azevedo Andrade. São Paulo: Mundo Cristão, 1999).

Depois disso o Egito jamais voltou a ser um Império novamente e se reduziu a uma humilde província que passava de mão em mão, veja:

Em 334 a.C. o Egito foi ocupado por Alexandre Magno, e depois da morte do imperador o  general Ptolomeu fundou a chamada "dinastia ptolemaica".

Depois disso o Egito passou a ser uma província do Império romano, que mais tarde foi dividido em duas partes. A parte do Império romano que dominava o Egito passou a se chamar "Império Bizantino".

Os árabes conseguiram aniquilar o Império Bizantino e passaram a dominar o Egito.
Depois disso o Egito tornou-se uma província do califado omíada, e depois uma província do
    califado abássida, e por aí vai.

Em 868 d.C o Egito esboçou uma reação e conquistou sua autonomia, mas essa autonomia só durou 37 anos e o Egito voltou a ser província do califado novamente.

O Egito também foi província do Império Otomano, e quando finalmente conseguiu se tornar independente desse Império, teve que enfrentar um período de miséria e fome, o que levou o Egito a ser ocupado pelos britânicos.

Obs: em 1820, data em que os ateus dizem que o Egito dominou o Sudão, o Egito era apenas uma mera província do Império Otomano... 😉

O Egito só conseguiu sua independência total por volta de 1956.

Hoje em dia o Egito é a terceira maior economia do continente africano, ficando atrás, inclusive, da Nigéria. Era um país com índice de desenvolvimento humano médio 0,690 (Pnud 2014)mas esse índice aumentou um pouco e hoje é considerado um país com índice de desenvolvimento alto (0,700 - ano de 2018)  É também um dos países árabes mais pobres, onde 48,9% da população vive abaixo do limiar da pobreza (fonte). Certamente nunca mais vai voltar a ser um Império mundial como foi em seus tempos áureos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário