sábado, 26 de julho de 2014

Ouro enferruja?

ARGUMENTO: "Em Tiago 5:3 a bíblia diz que o ouro enferruja. Isso é ridículo!"



O versículo em questão diz o seguinte:

"O ouro e a prata de vocês enferrujaram, e a ferrugem deles testemunhará contra vocês e como fogo lhes devorará a carne. Vocês acumularam bens nestes últimos dias" (Tradução Nova Versão Internacional)
 Ao lermos esse versículo assim, de forma isolada, fora do contexto, temos a impressão de que a bíblia está afirmando literalmente que o "ouro e a prata enferrujam", mas essa não é a verdadeira intenção do texto. Primeiro vamos ver o que o versículo anterior diz:

"As vossas riquezas apodreceram..." (Tiago 5:2 - Tradução de PE. Matos Soares
O que o escritor bíblico quis dizer ao usar o termo grego "κατίωται" (lit. enferrujaram), é que as riquezas dos ricos opressores perderiam seu valor,  seriam corrompidas, diminuiriam. A referência ao ouro e a prata foi simbólica. Veja como essa passagem fica mais simples de ser compreendida nessa outra tradução:

 "O valor do seu ouro e da sua prata está caindo depressa..." (Tiago 5:3 - Edição Ilustrada do Novo Testamento Vivo, baseada nos princípios de tradução da bíblia The Living Bible).
O valor das riquezas daqueles ricos opressores estava "caindo depressa", ou seja, estava caindo num estado inferior ao que se encontrava antes, estava num processo de decadência. Por isso mesmo a palavra "enferrujar" foi utilizada, pois ferrugem significa "corrosão", e a palavra corrosão significa destruição, perda ou decomposição.

Mas será que o ouro e a prata não enferrujam mesmo?

Mesmo se a bíblia estivesse afirmando literalmente que o ouro e a prata enferrujam, ela não estaria errada, pois qualquer forma de oxidação de metais pode ser popularmente chamada de "ferrugem". O próprio óxido que se forma sobre os metais é chamado de ferrugem (Nova Enciclopédia Brasileira de Consultas e pesquisas p.672). E bem sabemos que assim como o ferro, que ao oxidar forma o óxido de ferro (Fe2O3), o ouro quando sofre oxidação forma o óxido de ouro (au2O3), e a prata forma o óxido de prata (Ag2O), tornando-se escura. Se os neo-ateus deixassem seus gibis e revistas pornográficas de lado, e estudassem um pouco sobre Química, saberiam disso!



7 comentários:

  1. tudo isso para defender a ideia de que o criador de um universo com 200 bilhoes de galaxias inspirou um livro para proibir comer morcegos?? ta de brincadeira parceiro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cadê a refutação sobre os argumentos do artigo? não tem é claro.

      Eliminar
    2. concordo as pessoas deveriam estudar mais antes de sair criticando ao invés disso lheem passagens isoladas,não sabem diferenciar as coisas não estudam nenhum pouquinho e mesmo assim ainda querem sair como certos da vontade de rir gostei muito do trabalho que esse site esta fazendo.

      Eliminar
  2. O ouro é o único metal que não enferruja. Por essa característica e existir em pouca quantidade no planeta, tem grande valor comercial. É muito usado na fabricação de joias, moedas e peças de máquinas – alguns componentes do computador, por exemplo, levam ouro.

    Resumindo, ouro e prata NÃO enferrujam. Mais fácil seria dizer que oxidam

    ResponderEliminar
  3. só quem pode "enferrujar'" é o ferro, você na realidade quer dizer "oxidar" que é a propriedade que os metais tem ao reagir quimicamente com o oxigênio, respondendo sua pergunta o ouro puro não oxida, além de ser o material mais ductil encontrado na natureza, ductibilidade é a capacidade de um metal se transformar em duto ou fio sem se romper, nenhum outro metal vence o ouro nesse quesito.

    ResponderEliminar
  4. Mas o autor lá em cima não disse isso mesmo? que o outro oxida? (au203?) "óxido de ouro"? Mas o ponto mesmo em questão é o que o autor explicou sobre o contexto biblico. Veja voce que embora os escritores da biblia não tivessem formação em quimica ou metalurgia, eles viveram num tempo em que ouro "nascia em arvores" quero dizer: Havia enorme abundancia deste precioso metal. O templo de salomão e outras consecuções foram feitas com muito ouro. Parece que o ouro usado na construção do templo de salomão tinha mais ouro do que todo o ouro guardado no forte Kinox. O que eu quero dizer com isso é que os escritores da biblia evidentemente sabiam que o ouro não enferruja como acontece com o ferro, e assim eles não iriam escrever uma coisa dessas de modo literal.

    ResponderEliminar