sexta-feira, 27 de junho de 2014

Estado laico e Estado ateu



Alguns neo-ateus andam confundindo Estado Laico com Estado Ateu. A diferença entre um e outro é bem simples, mas, mesmo assim, parece que eles têm certa dificuldade para entender.

Ateus militantes geralmente se portam como "defensores do Estado Laico". É muito comum vermos ateus protestando contra a presença de símbolos religiosos em repartições públicas, contra a frase "Deus seja louvado" nas cédulas de dinheiro e etc.

O que os nossos amigos ateus precisam entender, é que o Estado Laico é apenas uma separação INSTITUCIONAL entre Estado e religião. Não é uma separação CULTURAL. A cultura pertence ao povo, e não ao Estado. E quer os neo-ateus gostem ou não, a cultura brasileira é fortemente enraizada no cristianismo. É por isso que existem feriados religiosos, festas juninas, símbolos religiosos em repartições públicas e etc... nada disso fere o Estado Laico.

O Estado Laico não proíbe manifestações religiosas. Quem faz isso é o Estado Ateu. Pessoas que vivem em países que aderem ao Estado Ateu geralmente não podem manifestar suas crenças em público. No Estado Ateu a liberdade religiosa é suprimida, e o Estado promove o ateísmo.

Já no Estado Laico os cidadãos podem manifestar livremente suas crenças. O Estado é absolutamente neutro no campo religioso (não apoia e nem discrimina religião alguma).

Nesse ponto o ateu ainda pode questionar dizendo que a maior parte das manifestações religiosas são cristãs. Mas isso já era esperado, pois cerca de 90% da população brasileira é cristã, e obviamente a maioria dessas manifestações vão ser cristãs. É claro que pessoas adeptas de religiões não cristãs também podem manifestar publicamente suas crenças.

No artigo 5º da Constituição Brasileira (1988) está escrito:
“VI - é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias;”




4 comentários:

  1. a frase "Deus seja louvado" é uma CLARÍSSIMA violação do Estado laico, é o governo fazendo propaganda pra uma religião específico. se fosse realmente laico, não teria nada lá. se fosse ateu, teria "Deus não existe"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é não, Gustavo. A frase não faz referência a um Deus em específico ( o Deus cristão, por exemplo). A palavra Deus foi usada de forma ambígua e pode estar se referindo ao deus de qualquer religião.

      Eliminar
  2. Ainda assim a frase faz alusão as religioes , mesmo que de forma genérica, pois pressupõe a existencia de Deus. Seria como ter a inscriçao de Deus nao existe.

    ResponderEliminar
  3. Estátuas públicas relacionadas à religiões, menções na Moeda, menções no vocabulário informal e popular (inclusive de ateus), menções nos Hinos, menções nas Constituições, etc, não afetam de forma alguma o Estado Laico.

    Não é nenhuma violação do Estado Laico, pois o Cristianismo faz parte da CULTURA ocidental que influenciou a formação da maioria dos países ocidentais.

    ResponderEliminar