sábado, 1 de julho de 2017

Existe homofobia no Brasil?

A origem da palavra e seu uso atual



A palavra "homofobia" foi criada pelo psiquiatra George Weinberg, no livro Society and the Healthy Homosexual em 1972 para descrever a patologia de psicopatas que assassinavam homossexuais. Hoje em dia, porém, essa palavra é usada de forma mais genérica. Atualmente a palavra HOMOFOBIA é usada como sinônimo de preconceito, discriminação e violência contra homossexuais. Infelizmente algumas pessoas também são rotuladas como "homofóbicas" simplesmente porque possuem suas opiniões ou princípios religiosos.

Construção errônea da palavra



Fobia (do Grego FOBOS) é o medo irracional e persistente de algo. Podemos dizer que é um medo patológico, que requer tratamento. Existem vários tipos de fobias, como, por exemplo, a claustrofobia (medo de lugares fechados), acrofobia (medo de altura), aracnofobia (medo de aranhas) e muitos outros. Se levarmos a construção da palavra HOMOFOBIA ao pé da letra, então teríamos um tipo de "fobia por humanos", visto que "fobia" significa MEDO e "homo" significa HOMEM... (literalmente MEDO DE HOMENS). Se "homofóbicos" fossem realmente pessoas com "medo de homens", então não seriam criminosos, mas doentes necessitando de tratamento psicoterapêutico.

Homofobia no Brasil


Existe homofobia no Brasil? Obviamente que sim, mas não dessa forma exagerada como a mídia vem alardeando. A mídia bombardeia diariamente seus telespectadores com "informações" nem sempre verídicas que fazem parecer que existe uma verdadeira "caçada aos gays" em nosso país. Aquele seu telejornal favorito vai falar de alguns casos isolados de homofobia como se isso fosse algo que acontece toda hora. Novelas vão mostrar gays sendo espancados por "machões homofóbicos". Programas vespertinos de fofocas vão entrevistar supostas vítimas de homofobia (geralmente atores contratados pelo próprio programa para contar casos falsos) e assim por diante!

Personagem gay de novela é espancado por homofóbicos


Enquanto isso o telespectador manipulado se esquece de que existe um mundo real fora da mídia onde as coisas não são bem assim. Nesse mundo real os gays trabalham, namoram, andam livremente pelas ruas, frequentam cinemas, shoppings, restaurantes e etc... É claro que de vez em quando ocorrem alguns casos de violência e preconceito contra eles, mas nada perto daquilo o que a mídia tenta passar.

Vamos aos números


Existe uma organização não governamental (ONG) chamada "Grupo Gay da Bahia" (GGB) que elabora relatórios anuais com o número de homossexuais assassinados no Brasil. Segundo essa organização
266 homossexuais foram assassinados em 2011
338 homossexuais foram assassinados em 2012
312 homossexuais foram assassinados em 2013
326 homossexuais foram assassinados em 2014
318 homossexuais foram assassinados em 2015
343 homossexuais foram assassinados em 2016

Se levarmos em conta que cerca de 58 mil pessoas são assassinadas por ano no Brasil, veremos que o número de homossexuais assassinados anualmente é praticamente pífio (graças a Deus!). Só a nível de curiosidade, cerca de 4.700 mulheres são assassinadas por ano no Brasil vítimas de violência contra a mulher. Em 2013, por exemplo, 4.762 mulheres foram assassinadas (cerca de 13 mulheres por dia) ( vide ). Se somarmos os números dos assassinatos de homossexuais fornecidos pelo GGB entre 2011 a 2016, não chegaremos nem na metade dessa cifra, ou seja, morreram mais mulheres vítimas de violência contra a mulher em um ano do que homossexuais vítimas de homofobia em 6 anos.

E ainda tem mais um detalhe importante:  esses números de assassinatos de homossexuais divulgados anualmente pelo GGB não dizem respeito apenas a casos de homofobia! Isso mesmo! O GGB não contabiliza somente os casos de homicídio onde o gay foi vítima de homofobia, mas qualquer caso de assassinato de homossexuais. Então nessa cifra de mais ou menos 300 gays mortos por ano estão somados os casos de crimes passionais (gays matando gays), suicídios e diversos casos de homicídio que não foram motivados necessariamente por homofobia.



Vejamos: em 2015 o Grupo Gay da Bahia divulgou seu relatório anual dizendo que 318 gays tinham sido assassinados naquele ano. Ora! Em 2015 morreram 58.383 pessoas assassinadas no Brasil. Não me parece que estamos vivendo uma verdadeira caçada contra os gays em nosso país, e nem que eles mereçam mais atenção do governo que os outros brasileiros. E se tirarmos desses 318 casos os crimes que não foram motivados por homofobia? Será que sobraria uma centena de casos? Talvez nem isso.






10 comentários:

  1. nossa realmente,a homofobia está em baixa no Brasil,até por que as pessoas estão mais preocupadas com coisas mais serias do que com os homossexuais,mas hoje em dia só ter opinião contraria que já é chamado de homofobico.se transfobico eu até posso ser de acordo com os padrões atuais da sociedade (na verdade eu apenas acho que ideologia de gênero é completamente errado e que transexualismo é distúrbio mental)mas homofobico não.de qualquer jeito eu respeito pessoas independente de tudo eu apenas posso não concordar com suas ideias e ser contra.

    ResponderEliminar
  2. Existe cristofobia no mundo? Infelizmente não. O número de cristãos assassinados é minúsculo até pq no Brasil por exemplo não há registro de alguém ter sido assassinado ou suicidado por ser cristão (repito INFELIZMENTE) já que ser cristão é (péssima)opção. Coisa que não acontece com gays. Enquanto houver ao menos um gay sendo assassinado simplesmente por amar alguém do mesmo sexo, haverá homofobia. Muita canalhice um folclore fadado ao fracasso e já conhecido por sua homofobia querer debater para menosprezar o sofrimento de gays. Só desejo uma fogueira bem grande pra esses cristãos pagarem por seus crimes acumulados desde antes da sua amada idade das trevas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. cara a única pergunta que eu tenho pra você é se tu é idiota,por que você está achando ruim cristãos não serem mortos,e você acha certo o que os extremistas muçulmanos fazem com cristãos,como se ser cristão é uma coisa ruim,como se não existisse pessoas boas que são cristãs,ou por acaso você acha que aquele incidente do assassino de Charleston é certo,acha que é certo ele ter matado aquelas pessoas,a única coisa que eu digo é que você é um babaca e só,mas que eu te perdoo e não sinto ódio de você apenas dessa sua ignorância ridícula e irritante.

      Eliminar
    2. Pois é, Thiago! Você está apenas confirmando o que sempre digo sobre a índole dos ateus militantes. Acho que tenho até que te agradecer! kkk

      Eliminar
    3. nossa é difícil ver você comentando aqui,bom te ver por aqui Neo Ateísmo Delirante,fico feliz por ver que você ve os comentários aqui embora nem sempre possa responder.

      Eliminar
  3. Morrem mais cristãos nos países muçulmanos e ateus do que gays no Brasil. 300 é nada perto dos que morrem vítimas de latrocínio, imprudência no trânsito, e outros fatores. Mas pra quem é lobotomizado e só enxerga o que é ensinado, nunca entenderá nada de estatísticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. pois é né cara, é realmente irritante o que o Thiago escreve nós tentamos ter paciência mas não tem como não ficar irritado,dessa vez ele passou do sério,passou dos limites.

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Uma riqueza que, de facto, as regiões/sociedades não podem deixar de aproveitar


    Muitas mulheres heterossexuais não querem ter o trabalho de criar filhos... querem 'gozar' a vida; etc...
    Muitos homens heterossexuais não querem ter o trabalho de criar filhos... querem 'gozar' a vida; etc...
    -» Concluindo: é uma riqueza que as sociedades/regiões não podem deixar de aproveitar - a existência de pessoas (homossexuais ou heterossexuais) COM DISPONIBILIDADE para criar/educar crianças.
    .
    ---» Já há mais de dez anos (comecei nos fóruns clix e sapo) que venho divulgando algo que, embora seja politicamente incorrecto, é, no entanto, óbvio:
    - Promover a Monoparentalidade - sem 'beliscar' a Parentalidade Tradicional (e vice-versa) - é EVOLUÇÃO NATURAL DAS SOCIEDADES TRADICIONALMENTE MONOGÂMICAS...
    {ver blogs http://tabusexo.blogspot.com/ e http://existeestedireito.blogspot.pt/}

    ResponderEliminar